Diodo Semicondutor
Artigos Científicos: Diodo Semicondutor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelvns • 15/11/2014 • 245 Palavras (1 Páginas) • 1.091 Visualizações
DIODOS
O diodo é um componente eletrônico composto de cristal semicondutor de silício ou germânio, e tem seis interiores dopados por diferentes materiais.
O diodo é um componente que tem a função de permitir que a corrente atravesse com mais facilidade em um único sentido.
O diodo tem sua queda de tensão de 0,3 V( Germânio), e 0,7V (Silício). Onde a tensão aplicada no diodo deve ser maior que sua queda de tensão para que tenha o funcionamento requerido.
Quando o diodo está diretamente polarizado permite a passagem de corrente a analogia pode ser feita como uma chave fechada e quando reversamente polarizado este bloqueia a corrente e funciona como uma chave aberta.
Essa função permite que o diodo seja usado em um circuito como retificador de tensão, onde por meios de caminhos do circuito “transforma” a entrada AC em uma saída DC.
Diodos de sinal funcionam com baixas correntes também podem ser de silício ou de germânio e são mais encontrados em circuitos chaveados ou retificadores de baixa corrente.
Diodo Zener se diferencia do diodo semicondutor devido à forma de como ele se comporta quanto está reversamente polarizado, pois ele mantém a tensão constante nos seus terminais, portanto pose ser usado como estabilizador de tensão ou em circuitos de proteção.
TIPOS DE DIODOS
Diodo
Diodo zener
Diodo Schottky
Diodo túnel
Diodo emissor de luz
Fotodiodo
Varicap
SCR
A função do diodo nos circuitos é basicamente liga e desliga, são muito encontrados em fontes de alimentação, estabilizadores, circuitos de proteção entre outros.
REFERÊNCIAS
SOUZA GOMES, D. DIODOS SEMICONDUTORES, UNIV. FEDERAL DE AMAZONAS (GOOGLE ACADEMIC).
...