Direito Ambiental
Seminário: Direito Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Walney • 23/3/2014 • Seminário • 728 Palavras (3 Páginas) • 190 Visualizações
TAREFA 1
Passo 01: Elaborar uma relação de propostas para melhorar a vida em sociedade e em seguida votar pela melhor e mais viável para a construção de uma Cartilha Informativa. Pesquisem modelos na internet, ONGs, jornais e revistas e como na prática ocorre o processo da construção da Cidadania.
Tirar jovens das ruas
Incentivar os esportes nos bairros carentes
Restaurantes populares
Preservação do meio ambiente (Tema escolhido pelo grupo)
Criar ONGs que dão auxílios a idosos
Projetos contra violência
Recuperação de ex detentos
Oficinas educacionais nos bairros
Passo 2: Uma vez estabelecida a proposta, ou seja, o tema do seu Projeto Cidadão, inicie a fase de pesquisas com estudos sobre o que vem a ser Cidadania.
O que é cidadania?
Ouvimos algumas palavras mas curiosamente não sabemos exatamente o que significam, ou já foram utilizadas em tantas situações diferentes que fica difícil dizer, exatamente, o que querem dizer.
Cidadania é uma destas palavras.
De acordo com o Aurélio, “cidadania” deriva de ser cidadão, este sendo o “Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado”. Então, quando se fala em cidadania, estamos falando em direitos.
E quando falamos em Estado, falamos em coisa pública, isto é, a reunião da sociedade em torno de objetivos comuns, com bens comuns, que muitas vezes não podem ser individualizados: segurança pública, saúde pública, transporte público, ensino público, saneamento básico.
São as condições mínimas para que possamos viver em sociedade e nos desenvolver enquanto seres humanos (viram o post sobre a dignidade da pessoa humana?).
Então, a cidadania alcança toda esta esfera de conceitos: direitos civis e políticos diante do Estado, sendo este constituído para que os indivíduos busquem a sua realização pessoal. É importante perceber que estes conceitos todos se relacionam com a coisa pública. O Estado existe para cuidar da coisa pública, e não de interesses particulares.
Assim, a cidadania está diretamente ligada ao exercícios de direitos relacionados com a coisa pública. Nos dias de hoje somos bombardeados com propagandas de consumo, de tal maneira que somos induzidos a pensar mais como consumidores do que como cidadãos.
Um reflexo deste fato é verificado olhando 50 anos atrás: qual era o centro de convivência social mais relevante? Pelo que sei das histórias que meus pais contam, era a igreja e a praça.
Hoje, é o shopping center. Não me entendam mal, gosto do capitalismo e de ter acesso a produtos de países do outro lado do mundo quando quiser.
Mas é preciso manter uma consciência cidadã – que não é e não será oferecida
ou estimulada pelos meios de comunicação tão influenciados pelo consumo. Talvez por conta de o mercado dar as cartas na grande mídia é que hoje em dia Cidadania, Cidadão, Democracia, Interesse
...