Direito Civil
Pesquisas Acadêmicas: Direito Civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arianeamaro • 1/10/2013 • 359 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
1) Quando começa a vigência da lei no território brasileiro?
Começa a vigência da lei no território brasileiro após 45 dias de publicada em todo o país, começando a ser contado o dia do começo e o ultimo dia do prazo.
2) Quando começa a vigência da lei brasileira no estrangeiro?
Em Estado estrangeiro a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, começa a vigorar três meses após sua publicação oficial.
3) O que é vocatio légis?
É o período que decorre entre o dia da publicação de uma lei e o dia que ela entra em vigor, ou seja, tem seu cumprimento obrigatório, diz respeito à aplicação da lei no tempo, no estudo do Direito e do processo legislativo.
4) Diferencie ab-rogação de derrogação.
Ab-rogação consiste na revogação total de uma lei pela edição de uma nova, diferente da derrogação que ocorre quando só uma parte da lei é revogada, tornando apenas uma parte da lei sem efeito.
5) Defina pessoa natural.
Pessoa natural é um ser humano. Um ser que provenha de mulher. A personalidade civil do homem começa do nascimento com vida.
6) O que vem a ser comoriência?
Vem a ser comoriência, quando duas pessoas da mesma família morrem no mesmo momento e não se pode precisar aquele que morreu primeiro.
7) O nascituro tem direito adquirido? Explique.
Sim, o nascituro já tem seus direitos preservados desde a concepção, mesmo ainda não sendo considerada pessoa. Tendo direito a vida, ao patrimônio, e a ser respeitado moralmente, contrariando, principalmente, o aborto.
8) O nascituro pode ser sujeito ativo ou passivo de obrigações? Explique.
Sim, o nascituro pode ser sujeito ativo ou passivo de obrigações, desde que a ação seja relacionada a seus direitos, ninguém nega que o nascituro tem seus direitos, porem, duvidas surgem a respeito de suas obrigações.
9) Defina ausência.
Considera-se ausente, a pessoa que desapareceu de seu domicilio, sem deixar representado o procurador, não havendo noticia dela.
10) Diferencia tutela de curatela.
Tutela é a proteção da criação ou do adolescente, tem como objetivo a total assistência aos menores que estejam sem a autoridade parental, ou seja, quando os pais daqueles tenham falecido ou estejam ausentes, servindo como uma família substitutiva. Já curatela consiste nas pessoas maiores de idade que são incapazes de
...