Direito Civil
Trabalho Universitário: Direito Civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isa_mrd • 3/9/2013 • 463 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
PLANO DE AULA 2
Caso Concreto 1
a) Não . Pois de acordo com a teoria natalista, o fato de Maria das Dores nascer com vida já faz com que ela tenha personalidade jurídica.
b) Definir e publicitar fatos e atos relativos ao estado civil e à capacidade de todas as pessoas singulares.
c) A personalidade jurídica é a capacidade que as pessoa têm de serem titulares de direitos e deveres, já a capacidade jurídica é a aptidão que a pessoa tem para adquirir e exercer esses direitos.
Caso Concreto 2
a) A morte se dá pela ausência total das funções cerebrais. A partir do evento morte cessa a personalidade jurídica da pessoa e ocorre- a sucessão.
b) Coisas inanimadas e animais não são sujeitos de direitos, portanto não podem herdar nada.
c) Não, pelo fato de não ser considerado sujeito na relação jurídica.
Questão Objetiva : E
PLANO DE AULA 1
Caso Concreto 1
1) Não, pelo princípio da Socialidade: reflete a prevalência dos valores coletivos sobre os individuais, sem perda, porém, do valor fundamental da pessoa humana. Portanto, como estamos em um país com maioria de torcedores Brasileiros, não é razoável que haja locais exclusivos para torcedores de outros países. O ideal é que todos assistam os jogos juntos, e caso seja preciso, os outros torcedores providenciem locais exclusivos.
2)É analisar o direito privado com base nos fundamentos constitucionais já estabelecidos, sendo assim, nada mais é do que aplicar os mandamentos da Constituição no direito privado.
Caso Concreto 2
1)Do princípio da Sociabilidade que é o predomínio do direito Social sobre o direito individual.
2)São normas com diretrizes indeterminadas, que não trazem expressamente uma solução.A finalidade é estabelecer sempre parâmetros usando a Constituição Federal como sua principal “inspiração”. Desta forma, não permitindo que nenhuma outra norma se sobreponha a esta.
3)Sim, pois tanto CP,quanto CF, trazem em seus artigos o direito a propridade, porém o código civil traz o direito a propriedade, mas não de forma concisa, mas sim os seus trâmites legais para adquirir uma propriedade, já a Constituição, posiciona-se a favor do coletivo ao determinar ser facultado ao Poder Público Municipal promover a desapropriação do solo urbano quando este não cumprir a sua função social, estando não edificado, subutilizado ou não utilizado. o parágrafo 1.º do art. 1228, CC, estabelece que “O direito de propriedade deve ser exercido em consonância com suas finalidades econômicas e sociais e de modo que sejam preservados, de conformidade com o estabelecido em lei especial, a flora, a fauna, as belezas naturais, o equilíbrio ecológico e o patrimônio histórico e artístico, bem como evitada a poluição do ar e das águas."
4)Sim, pois ainda citando o parágrafo 1º “O direito de propriedade deve ser exercido em consonância com suas finalidades econômicas e sociais...” o Poder Pública atua em nome do interesse público.
...