Direito Empresarial 1
Artigo: Direito Empresarial 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: moscara • 6/5/2013 • 245 Palavras (1 Páginas) • 308 Visualizações
Caso Concreto:
Em relação a evolução histórica do direito empresarial, podemos dizer que a primeira fase, chamada subjetiva, ligava a ideia do comerciante ao fato de estar ou não na corporação de ofício.
Na segunda fase chamada objetiva, o foco era a prática dos atos de comércio, pouco importando se o comerciante detinha ou não uma matrícula.
Modernamente, temos a adoção da empresa advinda do Código Civil italiano que traz a importância da empresa na circulação, produção de bens e prestação de serviços.
Questão Objetivo: D
Caso Concreto:
Empresa:
- É o objeto.
- Atividade explorada pelo empresário
- Atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
- Art.966 C.C.
Empresário:
- É quem exerce.
- É o titular da empresa .
- É o sujeito ativo ou passivo da relação empresária.
Questão Objetiva: C
Caso Concreto:
Não. Os sócios de uma sociedade simples não são considerados empresários. Empresário é a própria sociedade simples, independentemente do objeto.
Questão Objetiva: B
Caso concreto:
Se eles forem médicos e não constituem elemento de empresa, o registro é facultativo. Porém se vão explorar a atividade, empregando outros médicos, o registro é obrigatório. Mas a sociedade pode ser simples ou anônima. Sociedade empresária é a sociedade que exerce atividade econômica organizada. Ou, como diz o art. 982, é a que "tem por objeto o exercício de atividade própria de empresário sujeito a registro (art. 967)". Em oposição às sociedades empresárias, estão as sociedades simples, que são as sociedades que não exercem "profissionalmente atividade econômica organizada" (art. 966).
Questão Objetiva: B
...