Direito Empresarial
Exames: Direito Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 198808 • 28/2/2014 • 251 Palavras (2 Páginas) • 271 Visualizações
A empresa em crise. Crise Econômica. Crise financeira e crise patrimonial – insolvência
A Crise da Empresa
Quando se diz que uma empresa está em crise, isso pode significar coisas muito diferentes. Para sistematizar o assunto, propomos que se faça uma distinção entre crise econômica, financeira e patrimonial.
Por crise econômica deve-se entender a retratação considerável nos negócios desenvolvidos pela empresa.
A crise financeira revela-se quando a empresa não tem caixa para honrar seus compromissos. É a crise de liquidez, e a sua exteriorização jurídica é a impontualidade.
Por fim, a crise patrimonial é a insolvência, isto é, a insuficiência de bens no ativo para atender á satisfação do passivo. Trata-se de crise estática, quer dizer, a empresa tem menos bens em seu patrimônio que o total de sua dividas.
Em geral, cabe dizer que determinada empresa está em crise após a manifestação das três formas pela qual se manifesta. A queda das vendas acarreta a falta de liquidez e, em seguida, insolvência: este é o quadro crítico que preocupa os agentes econômicos (credores, trabalhadores, investidores etc.).
A crise da empresa pode ser fatal, gerando prejuízos não só para os empreendedores e investidores que empregaram capital no seu desenvolvimento, como para os credores e, em alguns casos, num encadear de sucessivas crises, também para outros agentes econômicos.
A legislação atual nos dá condições para a solução jurídica do problema acima através de mecanismos criados pela Lei 11.101/05, que possibilita a Recuperação Judicial de Empresasatravés de um plano de reestruturação (financeiro e econômico) viabilizado através de uma Ação Judicial específica.
...