Direito Empresarial
Exames: Direito Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deisemoreno • 10/3/2014 • 2.084 Palavras (9 Páginas) • 251 Visualizações
Resumo
A Contabilidade vem se modificando a cada dia como um grande meio de comunicação e análise empresarial, deste modo a contabilidade gerencial não pode ser excluída pelas pessoas que estão dentro do seguimento buscando sempre lucratividade dos negócios. Ela já não é mais um campo restrito aos conhecedores do sistema contábil, todos os profissionais necessitam adquirir um conhecimento maior sobre o procedimento de informações econômicas e financeiras das organizações, onde compartilham todas as informações com os gerentes. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo explanar como a Contabilidade Gerencial foca a sua atenção o que é necessário para auxiliar os administradores, ou seja, todos que trabalham dentro de uma empresa em contradição, a Contabilidade Financeira está atenta com as necessidades dos acionistas e dos agentes localizados no exterior do empreendimento. O campo gerencial produz os elementos fundamentais para dirigir o negócio. Os documentos utilizados pela Contabilidade Financeira são indispensáveis para que os indivíduos possam analisar a sua atuação financeira. As empresas dependem de todo o desempenho e habilidades dos seres humanos e do material que é disponibilizado para alcançar uma situação favorável. Baseando-se em autores atuais que abordam sobre a importância da Contabilidade Gerencial para o ambiente interno e externo da empresa. Diante disso, a pesquisa está entrelaçada com o desenvolvimento desta ciência.
PALAVRAS CHAVE: contabilidade gerencial, administradores.
________________________________________________
1 Graduando em Administração de empresas pela faculdade Eniac. E – mail: ac3981174@gmail.com.
2 Graduanda em Administração de empresas pela faculdade Eniac, tecnólogo em contabilidade pelo SENAC
E- mail: deisemtpcont@hotmail.com.
3 Graduanda em Administração de empresas pela faculdade Eniac. E-mail:figueiredokm@gmail.com.
1. INTRODUÇÃO
Nesta atual competição Global, que as empresas estão vivenciando, o desempenho medido pelos padrões históricos não faz mais sentido. A melhoria contínua de desempenho é necessária para igualar-se à frente dos principais competidores. Essa melhoria contínua refere-se aos processos avançados, onde os funcionários solucionam problemas e pesquisam os métodos para reduzir e eliminar os desperdícios, melhorando a qualidade e reduzindo defeitos. Neste trabalho, vamos encontrar o conceito e a importância da Contabilidade Gerencial para a administração e principalmente, acentuando o papel da informação gerencial contábil, ajudando nas atividades decisórias e de resolução de problemas. Em vista deste tema, temos a função do contador, que deixa de ser visto como um profissional que olha só para o passado, e passa a tratar de um futuro próximo, desenvolvendo assim agilidade, perspicácia e disponibilidade para a resolução de problemas que surgem, por conta da constante mu dança do cenário econômico. Com este embasamento esse artigo tem por objetivo demonstrar a Contabilidade Gerencial como uma atividade principal na vida econômica. A objetividade é auxiliar os administradores de empresas em suas funções gerenciais.
A falta de informações mesmo nas economias mais simples podem causar transtornos, por isso é bom ter um bom planejamento para que não acarrete em o fechamento da empresa.
2. POR QUE A CONTABILIDADE É IMPORTANTE NAS EMPRESAS?
É aconselhável que todos os administradores de todos os tipos de organização compreendam a sua utilidade e suas limitações. Os diretores de empresas, gerentes de produção, contadores públicos, ficam mais preparados para exercer suas funções quando conseguem entender razoavelmente as informações contábeis. O estudo de contabilidade administrativa pode ser particularmente frutífero, pois ajuda a entender o ponto de vista dos que estão sujeitos à medidas contábeis de desempenho e que muitas vezes dependem de dados contábeis para se orientarem em suas decisões. Não existe escapatória para a relação entre contabilidade e administração. Quanto mais os administradores souberem de contabilidade, melhor poderão planejar e controlar as atividades de sua organização. Os administradores ficarão prejudicados em seu relacionamento com partes de dentro e de fora da empresa se seu entendimento de contabilidade for por alto ou confuso. Portanto, o aprendizado de contabilidade é um investimento que vale a pena.
Horgren (p. 4) afirma que o objetivo básico da informação contábil é ajudar as pessoas, dentro e fora das organizações a tomar decisões; é o caso de executivos em nível sênior, gerentes de nível médio ou colaboradores de “ linha de frente’’ em qualquer tipo de organização (manufatureira,serviços,comércio) e ou qualquer função organizacional ou (comercial, financeiro, recursos humanos ou produção). Também pode haver investidores, credores e clientes que se utilizam de tais informações.
3. MEIOS E FINS DE UM SISTEMA CONTABIL
O sistema contábil é um meio formal de reunir dados para ajudar e coordenar decisões coletivas dar luz as metas ou objetivos gerais de uma organização. É o maior sistema de informações quantitativas de quase todas as organizações. Com eficiência fornece informações para finalidades amplas como relatórios internos para administradores, para o uso no planejamento e controle das atividades de rotina, relatórios internos a administradores para serem utilizados no planejamento estratégico, na tomada de decisões especiais e na formulação de políticas globais e de planos à longo prazo, relatórios externos para acionistas, para o governo e para outras partes externas.
A tarefa dos contadores de fornecer informações tem três facetas são elas o registro que é a acumulação de dados, este aspecto da contabilidade permite que partes internas e externas avaliem o desempenho e a posição organizacional. Direção da Atenção que é o relatório e a interpretação de informações que ajudam os administradores a concentrar - se nos problemas, imperfeições, ineficiências e oportunidades operacionais. Este aspecto da contabilidade ajuda os administradores a lidar com importantes aspectos das operações com a devida rapidez para que possam tomar medidas eficazes com um planejamento sensível ou com uma supervisão diária perspicaz. Solução de Problemas, Este aspecto da
...