Direito Empresarial
Artigos Científicos: Direito Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: neiacf • 29/3/2014 • 2.955 Palavras (12 Páginas) • 186 Visualizações
Curso: TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
Turma: - 2ª série - 2013/2.
ATPS: O NOVO DIREITO EMPRESARIAL:
ASPECTOS LEGAIS
Disciplina: Direito Empresarial
RA Acadêmicos (as)
Profª Ma EaD:
Profª Esp. TTPre:
Jundiaí/SP
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
1. DIREITO EMPRESARIAL E SUA FUNÇÃO SOCIAL 6
1.1 Conceitos Básicos 6
1.1.1 Direito Comercial e Empresarial 6
1.1.2 A empresa e sua evolução 6
1.1.3 O Empresário 7
1.2 Empresa em Foco 7
1.3 Particularidades Conceituais 8
1.3.1 A Empresa 8
1.3.2 O Empresário 8
2.FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA 9
2.1Aspectos Legais 9
2.1.1 Legislação especifica 9
2.1.2 Órgãos de Classe 9
2.1.3 Impostos e Tributos e seus percentuais 9
2.1.4 Considerações éticas para a comercialização 9
2.1.5 Restrições para comunicação 10
2.1.6 CDC. Código de Defesa do Consumidor 10
2.2 Relatório- Função Social da Empresa 10
3. TITULOS DE CREDITO E PRINCÍPIOS CAMBIÁRIOS 11
3.1 Títulos de Credito 11
3.1.1 Principio da Cartularidade: 11
3.1.2 Principio da Literalidade: 11
3.1.3 Principio da Autonomia e abstração: 11
3.2 Principio do Direito Cambiário 11
4.LEGISLAÇÃO TRIBUTARIA E FISCAL: ASPECTOS LEGAIS 12
4.1 Princípios da Capacidade Contributiva 12
4.2 Entrevista do gestor da Empresa estudada 12
4.3 O novo direito empresarial, com ênfase na Função social e na capacidade contributiva é coerente e adequada à atualidade? 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
O Objetivo deste trabalho é analisar de forma breve o conceito de Direito Comercial e Direito Empresarial observando as Particularidades de Empresa e Empresário. Atualmente a empresa exerce uma importante função econômica na sociedade, pois é considerada a principal atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços.
DESENVOLVIMENTO
Neste trabalho é possível observar Conceitos de Direito Comercial e Direito Empresarial observando as Particularidades de Empresa e Empresário. Estas Atividades Práticas Supervisionadas permitem um aprendizado significativo, pois possibilita melhor compreensão do que envolve uma empresa, e o conceito de empresário.
1. DIREITO EMPRESARIAL E SUA FUNÇÃO SOCIAL
1.1 Conceitos Básicos
1.1.1 Direito Comercial e Empresarial
Com o novo Código Civil Brasileiro em vigor, houve uma modificação no Direito Comercial, passando a ser denominado Direito Empresarial pelas substanciais mudanças. Abandonou o regime comercial e seguiu o regime empresarial. Assim inicia se a fase subjetiva moderna com a Teoria da Empresa, criada pelos italianos, e na unificação de alguns temas do Direito Comercial. Mesmo assim, o Direito Comercial não perdeu sua autonomia, já que ele é considerado uma organização do direito privado.
O foco da mudança da legislação era unir temas do direito privado a respeito do Código Comercial Brasileiro no campo da sociedade comercial. As mudanças não tiveram um grande impacto na sociedade comercial, já que a doutrina, a jurisprudência e algumas leis esparsas adotavam anteriormente a Teoria da Empresa antes de entrar em vigor o Código Civil atual.
1.1.2 A empresa e sua evolução
Percebe se que no aspecto subjetivo a empresa é vista como o próprio empresário já no aspecto funcional, a empresa é vista como a própria atividade, ou seja, uma abstração. Enquanto que no aspecto patrimonial, a empresa confunde-se com estabelecimento, que é o conjunto de bens que lhe dá materialidade. Por fim, no aspecto corporativo, a empresa é uma instituição formada pelo empresário e seus empregados.
Para conseguirem sobreviver no mercado, às empresas, necessitam desenvolver diversos atributos de competitividade, o mais importante é o da evolução do modelo de gestão do negócio.
Se a empresa, e seus colaboradores, permanecerem estacionados no caminho mercadológico estará sujeitos ao esmagamento provocado pela concorrência. A evolução é necessária para a sobrevivência de qualquer negócio no mercado competitivo e no crescente profissionalismo. O sucesso da empresa depende de todos, seja no comprometimento, na vontade de aprender, de vender e de obter o lucro contínuo
...