Direito Empresarial
Artigos Científicos: Direito Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thais223 • 2/4/2014 • 1.900 Palavras (8 Páginas) • 290 Visualizações
INTRODUÇÃO:
O trabalho a ser apresentado nas páginas a seguir refere-se a uma ATPS da matéria de Direito Empresarial, onde vamos focar em assuntos como Direito Comercial, Direito Empresarial, Empresa e Empresário e de Direito Cambiário, Títulos de Créditos a figura do Sacado e do Sacador e vamos apresentar uma empresa o SENAC que é administrada pela Fecomércio que tem por objetivo fortalecer a integração entre empresa e escola, o Instituto Fecomércio do Distrito Federal (IF) disponibiliza 298 vagas de estágio para alunos da capital do País. São 148 para nível médio, sendo 107 para o programa Menor Aprendiz, dois para nível técnico e 148 para superior e assim desenvolver um trabalho de pesquisas sobre a empresa. Esse trabalho vai ser desenvolvido com o intuito de aprimorar o conhecimento dos acadêmicos e assim desenvolver práticas necessárias para o desenvolvimento intelectual para o curso de Gestão de Recursos Humanos.
PARTE 1
1° PASSO
Direito comercial:
O direito comercial éo ramo do direito empresarial que cuida e suporta atividade econômica e fornecimento de bens e de serviços o que podemos denominar de EMPRESA, por meio da lei, doutrina e jurisprudência. Seu objetivo é o estudo de casos para a separação de conflitos envolvendo empresários ou os relacionados aos empresários.
Direito empresarial e sua evolução:
Na Itália em 1942, surgiu o novo sistema de regulamentação das atividades econômicas entre os particulares. Nesse novo sistema houve oalargamento da frente do direito comercial, passando a incluir as atividadesligadas a terra que passaram a se submeter às normas aplicáveisa atividades de comércios, bancários, secundários e industriais. O novo sistema passou a ter denominação da Teoria da Empresas do Direito Comercial deixou de abranger só os atos de comércio e passou a disciplinar a produção e a circulação de Bens e de Serviços de forma empresarial. No Brasil, o código comercial - lei n° 566 de 25 de julho de 1850sofreu forte influência da teoria dos atos de comércio e definia como mercancia.
A- Indústria
B- Bancos
C- Logístico
D- Espetáculos públicos
E- Seguros
F- Armação e expedição de navios
Empresário:
Nos termos do artigo 966 do código civil é considerado Empresário:
“Quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para produção ou a circulação de bens ou de serviços.”
2° PASSO
SENAC- (serviço nacional de aprendizagem comercial)
Administrada pela FECOMÉRCIO:
Nome: SENAC
Localização:
Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), no trecho 03.
Centros de educação profissional:
Jessé Freire (SCS)
903 Sul
Taguatinga
Cinelândia
Gama
Sobradinho
SENAC gastronomia
Educação à distância ações móveis
Segmento em que atua:
Capacitação profissional de trabalhadores das áreas de comércio de Bens e Serviços e Saúde.
Porte: Grande porte
Missão:
Educar para o trabalhoem atividades de comércio de Bens e Serviços e Turismo.
Produtos comercializados:
Cursos de capacitação profissional
Público alvo:
Pessoas com o intuito de fazer um curso profissionalizante voltado para as árias de comércio de Bens, Serviços e Saúde.
Nome/ cargo/ contato da empresa:
Adriana vieira
Coordenadora de curso Técnico em Secretariado
Contato da empresa: 3355-5500
Número de funcionários:
8.782 é o número de funcionários que atuamna capital e em mais 33 cidades do estado de São Paulo.
3° PASSO:
A empresa:
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é uma entidade privada que é administrada pela Confederação Nacional do Comércio (FECOMÉRCIO)é uma instituição brasileira de educação profissional que foi criada em 10 e janeiro de 1946 na Rua Florêncio Abreu São Paulo com a missão de desenvolver pessoas e organizações para o mundo do trabalho com ações educacionais e disseminando conhecimentos em comércio bens e serviços.
O empresário:
Presidente do conselho regional do SENAC - DF Adelmir Araújo Santana, atualmente exerce o cargo de presidente da FECOMÉRCIO.
2° ETAPA:
Aspectos legais da empresa:
Qual a legislação específica da empresa em relação ao seu tipo de negócio?
A NR 32 é uma legislação específica criada para garantir condições ideais de segurança, proteção e preservação da saúde no trabalho em serviços de saúde. Para cada situação de risco, a norma recomenda a adoção de medidas preventivas e a capacitação para o trabalho seguro. No entanto, ainda são alarmantes os dados que evidenciam a não adoção efetiva de medidas de segurança no trabalho
...