Direito Empresarial
Trabalho Universitário: Direito Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: analuciamonteiro • 11/4/2014 • 5.727 Palavras (23 Páginas) • 241 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho teve o objetivo de analisar o conceito de Direito Comercial e Direito Empresarial observando as Particularidades de Empresa e Empresário, ressaltando a participação das empresas na sociedade.
Atualmente a empresa é considerada a principal atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços.
Direito Empresarial ou ainda Direito Comercial são nomes dados a um mesmo ramo das ciências jurídicas, constituindo uma subdivisão do chamado Direito Privado. Tal divisão irá cuidar da atividade empresarial e de seu executante.
O principal documento do direito empresarial no Brasil é o código Civil, que prevê as disposições importantes para empresários e empresas, em uma parte dedicada especialmente à matéria.
Tomar conhecimentos de todos os aspectos legais da empresa analisada. Familiarizarmo-nos com os conhecimentos básicos quanto a títulos de crédito desde a criação de uma empresa, passando por: tipo de empresa, tributos, títulos de crédito, funcionalidade, função social da empresa, direitos e deveres.
O conhecimento através de uma pesquisa específica sobre a legislação da empresa em relação ao seu tipo de negócio: os órgãos de classe, os impostos e tributos da empresa. Se há alguma consideração ética para a comercialização dos produtos/serviços; restrições para comunicação; código de defesa do consumidor, complementarão este nosso estudo.
A entrevista com o empresário, dono do negócio que está em estudo, foi de fundamental importância para as conclusões deste trabalho.
DESENVOLVIMENTO
1) IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA:
Sociedade com personalidade jurídica LIMITADA
Razão Social: Confeitaria & Indústria de Panificação TRADIÇÃO Ltda
Nome fantasia: Padaria e Confeitaria Tradição Ltda.
1.1) Localização da empresa:
A Rua Bari n° 20 fica no Bairro de Utinga em Santo André.
1.2) Segmento em que atua:
Atua no ramo de panificação e confeitaria, Produtos de Fabricação Própria, Serviços de entrega em domicílio e industrialização de semi-elaborados.
1.3) Porte/tamanho da empresa e número de funcionários:
A Padaria e Confeitaria Tradição é uma empresa familiar, de médio porte, atua no mercado de panificação desde 1960.
O número de funcionários atualmente:
• Dois Gerentes : Um pela manhã outro no fim de tarde e noite.
• 12 atendentes: Quatro de manhã e quatro a tarde e Quatro à noite
• Três operadores de caixa: Um de manhã, um a tarde e um à noite
• Três padeiros
• Três confeiteiros
• Quatro ajudantes para os padeiros e confeiteiros
• Três auxiliares de serviços gerais
1.4) Fundamentos da Organização:
Missão: Oferecer produtos e serviços de qualidade com preços justos por meio de um atendimento diferenciado, qualificado e ágil.
Valores: Ética e Integridade nos negócios e nos relacionamentos internos e externos. Atenção aos nossos clientes. Trabalho em equipe em um ambiente motivador.
1.5) Produtos comercializados e público alvo:
Pães doces e salgados, bolos, biscoitos, doces, pizzas, etc. Produtos de Revenda: Mercearia, bomboniére, conveniências, cigarros, bebidas frias, bebidas quentes, leite fresco e longa vida, frios, congelados, laticínios, sorvetes e produtos semi-elaborados.
O público alvo são os moradores do entorno, além dos bairros vizinhos onde há uma grande concentração de condomínios populares e de alto padrão como também estabelecimentos comerciais variados de pequeno porte e empreendimentos de grande porte como shopping Center, hipermercado, hospitais e lojas varejistas.
1.6) Nome e cargo do contato da equipe na empresa:
• Luciane Mota – Supervisora de Vendas
2) CONCEITOS DE DIREITO COMERCIAL E DIREITO EMPRESARIAL
2.1) Conceito de Direito Comercial:
O direito comercial é um ramo do direito privado e abarca o conjunto de normas relativas aos comerciantes no exercício da sua profissão. Em nível geral, pode-se dizer que é o ramo do direito que regula o exercício da atividade comercial.
Pode-se fazer a distinção entre dois critérios dentro do direito comercial. O critério objetivo é aquele que diz respeito aos atos de comércio em si mesmos. Em contrapartida, o critério subjetivo relaciona-se com a pessoa que desempenha a função de comerciante.
O direito comercial não é estático, uma vez que se adapta às necessidades mutáveis das empresas, do mercado e da sociedade em geral. Porém, são sempre respeitados cinco princípios básicos: trata-se de um direito profissional (na medida em que resolve conflitos próprios dos empresários), individualista (faz parte do direito privado e regula relações entre particulares), consuetudinário (tem por base os costumes dos comerciantes), progressivo (evolui ao longo do tempo) e internacionalizado (adapta-se ao fenômeno da globalização).
Por fim, o direito comercial visa estruturar a organização empresarial moderna e regular o estatuto jurídico do empresário, entendendo-se como tal a pessoa que realiza atos de comércio.
2.2) Conceito de Direito Empresarial
Direito Empresarial ou ainda Direito Comercial são nomes dados a um mesmo ramo das ciências jurídicas, constituindo uma subdivisão do chamado Direito Privado. Tal divisão irá cuidar da atividade empresarial e de seu executante, o empresário, estabelecendo um corpo de normas disciplinadoras importantes na condução harmônica da atividade com os interesses do coletivo. O principal documento do direito empresarial no Brasil é o Código Civil, que prevê as disposições importantes para empresários e empresas,
...