Direito Empresarial
Monografias: Direito Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mzuzu • 13/9/2014 • 373 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
CONCEITO DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA
A distribuição física é todo caminho que o produto segue desde sua fabricação até o consumidor final, é a parte operacional, como vai ser executado, a fim de deixar acessível para o cliente aquilo que foi vendido
Conforme Novaes, 1994 a distribuição física de produtos ou distribuição física são os processos operacionais e de controle que permitem transferir os produtos desde o ponto de fabricação, até o ponto em que a mercadoria é finalmente entregue ao consumidor.
No entanto pode-se dizer que seu objetivo geral é levar os produtos certos, para os lugares certos, no momento certo e com o nível de serviço desejado, pelo menor custo possível.
A distribuição física tem, como foco principal, todos os produtos que a companhia oferece para vender, ou seja, desde o instante em que a produção é terminada até o momento em que o cliente recebe a mercadoria (produto).
O transporte dos materiais está dividido em duas funções: suprimento físico, e distribuição física:
Suprimento físico: é o transporte e o armazenamento dos produtos que vêm dos fornecedores para a produção. Dependendo das condições de venda, o custo pode ser pago pelo fornecedor ou pelo cliente, mas, em última instância, ele e repassado pelo cliente. A distribuição física, por outro lado, é o transporte e o armazenamento de produtos acabados desde o final da produção até o cliente. O caminho particular pelo qual os produtos passam – por centros de distribuição, atacadistas e varejistas – é denominado canal de distribuição. (ARNOLD, 1999).
A distribuição de produtos é uma das principais atividades das empresas, pois define o seu sucesso no processo de atendimento aos seus clientes. Um bom planejamento desta atividade pode criar condições para alcançar a eficiência e a confiabilidade no serviço prestado pela empresa, garantindo a satisfação dos clientes e a redução dos seus custos.
Ela é analisada sobre diferentes perspectivas funcionais. Pelos técnicos de logística por um lado e, por outro, pelo pessoal de marketing e vendas. Para a logística, a distribuição física está relacionada aos processos operacionais e de controle. Já para o pessoal de marketing e de vendas, a cadeia de suprimentos é encarada focalizando os aspectos ligados à comercialização dos produtos e aos serviços a ela associados.
...