Direito Empresarial
Ensaios: Direito Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandaferrari • 4/6/2013 • 4.207 Palavras (17 Páginas) • 520 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação à Distância
ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas
Profo. Luis Eduardo Betoni
Disciplina: Direito Empresarial
Fernanda Ferrari– RA 4571873735
Fabiana Klug – RA 3830727536
Bruna Holz – RA 3876756098
Viviane Vergara Manke– RA 3815678482
Leda – RA 4336824241
PELOTAS / RS
2012
SUMÁRIO
1- DIREITO COMERCIAL/EMPRESARIAL/EMPRESA/EMPRESÁRIO...................03
1.1. O QUE É UM EMPRESÁRIO?.........................................................................................03
1.2- SOCIEDADE EMPRESARIAL........................................................................................04
1.3. QUEM PODE SER UM EMPRESÁRIO? ........................................................................04
1.4- TEORIA DA EMPRESA E ATIVIDADE DO DIREITO EMPRESARIAL...................06
1.5- EMPRESA APRESENTADA...........................................................................................06
2.0- FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA..............................................................................07
3.0- TÍTULO DE CRÉDITO CONFORME NOVO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO..........................................................................................................................09
3.1- CARACTERÍSTICAS DO TÍTULO DE CRÉDITO........................................................09
3.2- PRINCÍPIOS DO TÍTULO DE CRÉDITO.......................................................................09
4.0- PRINCÍPIOS DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA.................................................12
4.1- ENTREVISTA COM A GESTORA FERNANDA FERRARI.........................................13
4.2- QUESTIONÁRIO..............................................................................................................13
5.0- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................14
1- O DIREITO COMERCIAL/EMPRESARIAL, EMPRESA E O EMPRESÁRIO
Com a entrada do novo código civil de 2003 deixou-se de existir a divisão entre as indústrias e comércios e prestadores de serviços. Desde o primeiro código comercial (1850) e o código civil (1916) tinha se dividido cada atividade econômica e empresarial sendo que os prestadores de serviços eram ainda registrados no cartório de Registro Civil das pessoas jurídicas e as atividades de indústrias e comércio tinham que obter seus registros nas juntas comerciais dos estados.
Adotou-se o sistema jurídico no aspecto econômico da atividade da empresa. O direito era aquele que regulava grande parte das relações econômicas mantidas pela pessoa jurídica, como se vê apenas mudou a noção jurídica de “ato de comercio/comerciante” ao nascimento da figura jurídica de “empresário”.
A alteração na parte geral do direito comercial que passa a ser do direito do empresário assim podemos dizer que o direito comercial perdeu sua autonomia jurídica devido ao novo código civil que unificou o estudo do direto comercial com o direito civil.
O direito comercial não morreu, as responsabilidades sejam no direito civil e no direito comercial aparentemente são as mesmas, devido às semelhanças entre ambas foram incluídas pelo legislador em uma mesma lei que são do direito privado. Com a mudança entende-se que o direito comercial ou empresarial, pertence ao ramo privado do direito, disciplinando as relações jurídicas dos comerciantes ou empresários a qualquer relação comercial.
Então mesmo com toda a evolução que teve ao longo das décadas o direito comercial inserido no novo código civil não perdeu sua autonomia; “Possui o Direito Comercial traços que o tornam inconfundível. Mas não desaparecerá. Códigos são uma coisa. Direito é outra”(Fabio Ulhôa).
Com a inovação do novo código civil brasileiro qualquer civil que deseja atuar no seguimento profissional enquadra-se como um empresário ou autônomo, sendo que se preferir se reunir com uma ou mais pessoas poderão constituir uma sociedade.
Profissionalmente- (não esporadicamente) O empresário tem como atividade profissional o dever de cumprir os encargos de necessidade de uma empresa.
Atividade econômica- Toda atividade empresarial é considerada econômica pelo fato em que todo empresário exerce sua função com a finalidade do lucro ou de outros objetivos.
Atividade organizada- Atividade organizada é aquela que o empresário adota-se os quatro fatores de produção: CAPITAL, INSUMOS , MAO DE OBRA E TECNOLOGIA.
1.1- O QUE É UM EMPRESÁRIO?
Segundo o Código Civil brasileiro (CCB), considera-se empresário(a) quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços(art.966).
Como podemos verificar no conceito trazido pelo código civil, empresário não é aquele que somente produz ou circula mercadorias mas também aquele que produz ou circula serviços, como é o caso do representante comercial, do mecânico, do encanador, do pedreiro etc; Antes do novo código eles eram considerados (autônomos) e hoje em dia eles são considerados empresários.
Também lembramos que empresário é aquele que dirige a atividade de empresa visando lucro assumindo riscos.
É
...