Direito Empresarial
Artigo: Direito Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Aline110777 • 6/6/2013 • 5.965 Palavras (24 Páginas) • 349 Visualizações
Etapa 1
Passo 1
Acho que não tem são só anotações acredito que iniciamos pelo passo 02 que é a empresa que escolhemos
Passo 2
Votorantim-cimentos
Unidade Santa Helena, localidade praça Brasil nº 16, Votorantim-SP
A Votorantim Cimentos está entre os dez maiores players globais de cimento, concreto e agregados. No Brasil, mantém a liderança de mercado, com 40% de participação. Ao todo, possui 40 unidades de produção em praticamente todos os estados brasileiros, considerando ainda 70 centros de distribuição e 90 centrais de concreto no País.
O jeito de ser da Votorantim está expresso em sua Visão, Valores, Crenças de Gestão, no Código de Conduta e nos Princípios de Sustentabilidade. O conjunto de diretrizes norteia os negócios, objetivos e desafios da organização.
Visão
Assegurar crescimento e perenidade como um grupo familiar de grande porte, respeitado e reconhecido na comunidade em que atua, com foco na criação de valor econômico, ambiental e social, por meio de:
• Valores éticos que orientam uma conduta empresarial responsável;
• Negócios altamente competitivos;
• Busca de soluções criativas e inovadoras para seu portfólio;
• Pessoas motivadas para o alto desempenho.
Aspiração
Duplicar o valor dos negócios do Grupo até 2012, por meio da consolidação dos principais negócios e da busca de oportunidades em novos segmentos ou nos tradicionais.
Atingir padrões de classe mundial na operação e na gestão, comparáveis aos das melhores empresas globais.
Valores
Os Valores permeiam todas as ações, decisões e relacionamentos da Votorantim com seus públicos e formam a sigla SEREU:
• Solidez: buscar crescimento sustentável com geração de valor;
• Ética: atuar de forma responsável e transparente;
• Respeito: respeito às pessoas e disposição para aprender;
• Empreendedorismo: crescer com coragem para fazer, inovar e investir;
• União: o todo é mais forte.
A unidade de Santa Helena da Votorantim cimentos possui 250 funcionários, contato do grupo Denis Lincoln Silva cargo Operador de Materiais.
Passo 03
Também acredito ser pesquisa para realizar o passo 04
Passo 04 Relatório Final realizado através das pesquisas da etapa 01, 02 e 03
Conceitos Direito Comercial
O direito comercial (ou mercantil) é um ramo do direito que se encarrega da regulamentação das relações vinculadas às pessoas, aos atos, aos locais e aos contratos do comércio.
É um ramo do direito privado e abarca o conjunto de normas relativas aos comerciantes no exercício da sua profissão. A nível geral, pode-se dizer que é o ramo do direito que regula o exercício da atividade comercial.
Não é estático, uma vez que se adapta às necessidades mutáveis das empresas, do mercado e da sociedade em geral. Porém, são sempre respeitados cinco princípios básicos:
• trata-se de um direito profissional: na medida em que resolve conflitos próprios dos empresários;
• individualista: faz parte do direito privado e regula relações entre particulares;
• consuetudinário: tem por base os costumes dos comerciantes;
• progressivo: evolui ao longo do tempo;
• internacionalizado: adapta-se ao fenômeno da globalização.
Por fim, o direito comercial visa estruturar a organização empresarial moderna e regular o estatuto jurídico do empresário, entendendo-se como tal a pessoa que realiza atos de comércio. Por outro lado, os atos de comércio são aqueles que são levados a cabo com a finalidade de obter lucro.
Direito Empresarial
O Direito Empresarial já era uma realidade no Brasil, e não foi introduzido pelo Novo Código Civil, pois vem-se desenvolvendo há muitos anos.
A principal característica do Direito Empresarial em relação ao Direito Comercial era que
o Direito Empresarial tinha por essência a natureza de um direito multidisciplinar. Havia, então,
no sistema brasileiro normas sobre empresa na Constituição da República, também no Direito
Administrativo e no Direito Penal econômico, todas igualmente importantes. Essa característica
do Direito Empresarial, portanto, sempre existiu e agora haverá em matéria infraconstitucional,
com essa revogação do Código Comercial pelo Novo ao Código Civil.
Evolução do Direito Empresarial
O direito comercial teve origem na regulamentação das práticas comerciais, protegendo os comerciantes dos riscos da atividade. Existiram três critérios de identificação para proteger o comerciante, sendo o primeiro a Teoria Subjetivista Explícita, com as corporações de comerciantes, legislação, exército e cônsules próprios, de forma que os comerciantes deviam estar inscritos nos mesmos. O segundo critério de identificação do direito comercial, conhecido com Teoria dos Atos de Comércio (objetivista), teve origem na França, em 1808 com o Código Comercial Francês. Essa nova teoria se alastrou por vários países, entretanto perceberam que era insuficiente para proteger os diversos setores da sociedade econômica. Já o terceiro critério iniciou na Itália, em 1942 – a Teoria da Empresa – essa de caráter subjetivista. Ela foi adotada no Brasil em 2002, tutelando também o setor de serviços.
O Novo Código Civil entrou em vigor em 11 de janeiro de 2003, revogando expressamente o Código Civil de 1.916 (Lei nº 3071 de 1º de janeiro de 1.916),
...