TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial

Dissertações: Direito Empresarial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  2.795 Palavras (12 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 12

Logistica empresarial

Nessa Atps vamos utilizar a Empresa BRF Brasil Foods S/A onde está localizada na BR060 Km 394 zona rural Rio Verde GO e seu segmento em que atua são produtos alimenticios é uma empresa de porte grande sua missão é participar da vida das pessoas, oferecendo alimentos saborosos com qualidade, inovação e a preços acessiveis , em escala mundial.Valores: Integridade, Foco no consumidor, Respeito pelas pessoas, Desenvolvimento de pessoas, Alta performance, qualidade e excelencia, espirito de inovação, desenvolvimento sustentavel, visão global, agilidade local, compromisso com a diversidade.

A BRF produz produtos lacteos, carnes, industrializados e sucos, onde atinge todos os publicos de todas as classes sociais.

Obtivemos as informações do Supervisor de Produção Jose Marques Cruvinel onde atua na area de camera de estocagem e expedição de produtos de aves

Setor estoque e expedição

Setor responsavel pelo estoque e movimentação de produtos acabados dentro do processo de frigorifico de aves,numero de aves abatidas dia cerca de 415.000 aves dia 1.200 ton dia de movimentação, sendo 600 toneladas de produtos acabado dia e aproximadamente 600 toneladas de produto expedido dia produto pode variar depedendo da capacidade de ocupação da camara de estocagem, duas camâras com capacidade de 1000 toneladas cada .Operação realizada em dois turnos com equipe de 26 pessoas cada turno, dispondo de 04 empilhadeiras eletricas onde duas atua no processo de entrada dos produtos para camara de estocagem e duas no processo de retirada dos produtos da estocagem para expedição,03 paleteiras eletricas que são utilizadas para transportar os palletes com produtos acabados da expedição para interior dos conteiners frigorificados.

O setor dispoe da utização dos sistema SAP ligado ao R3 e tambem do sistema WM´s ligado ao SAP que coordena e auxilia em toda movimentação dos palletes com produtos acabados dentro das camaras e durante a movimentação no processo de expedição.

As materias primas geradas no processo são destinadas em duas etapas sendo uma linha destinada a produtos acabados e outra destinada para produção de produtos industrializados e posteriormente produto acabado após processo de transformação .

O processo logistico da empresa é realizado por uma mesa de programação situada na cidade de Curitiba PR onde existe a central que dispoe de todas a informações relacionadas ao transporte de cargas e armazenamento dos produtos em geral .

Toda a distribuição e feita atraves dos volumes de produção que são definidos pelo setor de PCP ( Programação e Controle de Produção) atraves dos pedidos recebidos fazem analise de qual unidade fara a produção de determinado produto atraves da analise de capacidade e lay out da fabrica para melhor atendimento dos volumes e satisfação dos clientes já que a empresa constantemente passa por processos de auditorias, justamente para que seja avaliado as condições da fabrica.

Um dos pontos bastante discutido e avaliado e a questão dos estoques nas fabricas, existem muitos problemas relacionados com sistema de distribuição, onde parte se da devido os meios de transportes que hoje no Brasil são bastante complicados com problemas nas rodovias, mão de obra especializada entre outros, todos os problemas leva a uma dificil situação de movimentação interna de produtos que acarreta em altos volumes de produção estocados gerando um baixo nivel de curacidade nos estoques ou seja falha nas informações dos volumes de produção este sem duvida tem sido o gargalo na empresa nos dias atuais os grandes volumes de furos nos estoques nos inventarios realizados na fabrica gera um grande prejuizo e tambem acarreta na falta de comprimento das metas de produção e atendimento dos volumes de produção. Apesar da empresa investir em novas tecnologias ainda não se conseguiu atingir um resultado esperado espera-se que com o aperfeiçoamento e maior pratica das ferramentas existentes possam chegar a um resultado esperado dentro alguns anos, algumas das ideias sugeridas ao processo foi e que foi levantado que existem falhas no momento em que os operadores de empilhadeiras guardam os produtos nas posições erradas por descuido ou falta de atenção os mesmos utilizam o sistema SAP/R3 e utilizam a mesmo usuario para confirmar os paletes nas posições sugestão e criar um usuario para cada operador assim se ele guardar na posição errada vai ser identificado , assim tera mais cuidado para guardar na posição correta evitando assim perda de tempo pois se o palete não for encontrado no local correto tera que procurar ate encontrar .

O processo logístico deve estar conectado ao conceito da logística, compreender as áreas operacionais (suprimento, produção e distribuição), desde as fontes de matéria prima até o produto acabado acessar as mãos do consumidor final, buscando a minimização dos custos envolvidos e garantindo a melhoria dos níveis de serviço Um processo logístico deve exercer as suas atividades dentro dos conceitos da logística, isto é fornecer o produto certo e sem defeitos, no local da demanda do próximo processo, dentro dos tempos certos, ao menor custo possível e com garantia e melhoria dos níveis de serviço a projeção dos fluxos de caixa que ocorrerão durante a vida útil deum projeto é uma das tarefas mais difíceis na análise de investimento de capital. Essas projeções geralmente envolvem inúmeras variáveis e, em empresas maiores, muitos indivíduos e diversos departamentos.

Caixa relevante

É importante analisar e decidir quais são os fluxosde caixa que são mais relevantes e como eles podem alterar os fluxos geraisda empresa. Para aceitar um projeto e importante saber que esteprojeto pode alterar profundamente os fluxos gerais da empresa no momento atual e também no futuro, pois normalmente os projetos são pensados àlongo prazo como no caso da empresa BRF por ser uma empresa de grande porte e sempre precisar de altos investimentos.

Um fluxo de caixa relevante em um projeto e aquele que provoca umamudança no fluxo geral de caixa da empresa que está vinculado, a questãode se aceitar ou não este projeto.E temos que analisar também os custos irrecuperáveis que são os custos que jáestão comprometidos no passivo de uma empresa para serem pagos. Esses custos não podem ser alterados hoje, pela decisãode aceitar ou não o novo projeto esse custo existe e a empresa terá que paga-lo de qualquer forma. Portanto, considerando o fluxo de caixa incremental, esse custo não esta sendo considerado na decisão de investimento.

A logística como ferramenta para a melhoria do desempenho em pequenas empresas

A logística vem sendo apontada nos últimos anos como um dos principais instrumentos para o aumento da competitividade em empresas dos mais diversos setores e também pode ser utilizada em empresas de pequeno porte, portanto a logística trata de atividade existente em qualquer empresa e, pode ajudá-la a melhorar seus resultados. Entretanto, antes de sugerir medidas para pequenas empresas, é importante frisar que a logística, como ferramenta para a melhoria do desempenho, deve ser pensada no contexto de uma estratégia.

O papel da logística é contribuir para que a empresa consiga maximizar o valor entregue ao cliente e o valor agregado por ela própria um grande vilão na logística é que, muitas empresas ainda selecionam seus fornecedores com base no preço de venda. Entretanto, não considera que o lote mínimo de venda pode ser elevado e que eventualmente o fornecedor barato costuma não cumprir com os prazos de entrega embora o preço pago pela unidade seja o menor do mercado, a empresa estará incorrendo em grandes custos de armazenagem ou oferecendo a seus clientes um baixíssimo nível de serviço trazendo insatisfação na prestação de serviços.

O mais importante, é fazer com que os dados sejam compartilhados pelas áreas de suprimento, produção e distribuição física, o que deverá produzir grandes melhorias de custos e nível de serviço, contribuindo para que a empresa entregue efetivamente o valor proposto aos seus clientes e melhore o seu valor agregado, ficando mais próxima de seus objetivos de longo prazo.

Etapa 2

Os gargalos percebidos na empresa BRF foi a curacidade nos estoques, no momento de expedir os produtos se percebeu que não se encontrava o volume de produtos ao qual era solicitado para expedir fazendo com que fosse alterado as ordens de carregamento o que gera um certo desconforto devido a burocracia e transtornos com clientes.

Existem três regras operacionais para gerenciamento de umaempresa: ganho, inventário e despesa operacional.Ganho é o índice pelo qual a empresa ganha dinheiro através das vendas.Inventário é o investimento de dinheiro na compra de coisas que se pretende comprar.Despesa operacional é o dinheiro que a empresa gasta afim de transformar o inventário emganho.A empresa não apresentava ganhos, tinha altíssimo inventário e vários empregadostinham um tempo ocioso e a despesa operacional era alta.

O livro “A Meta” trata das dificuldades enfrentadas, em administrar uma empresa, com o objetivo de evitar a falência. Como tem umtempo limitado para melhorar o desempenho da empresa, o gerente não mede esforçosem encontrar e descobrir procedimentos, para tornar competitiva a fábrica sob suaresponsabilidade. Vem então a evolução do processo de raciocínio da teoria dasrestrições, que pode ser entendida como uma ampliação do pensamento da tecnologia deprodução otimizada, atingindo a meta, que corresponde ao propósito global daorganização. Onde na empresa havia vários gargalos comoentrega de um pedido atrasado, para atender o referido pedido não mediu esforços ultrapassou limites e normas internas, agregando altos custos, nada funcionava. A chave era enfocar nos gargalos fortalecer os elos fracos da corrente melhorando assim o fluxo de resultados eaumentando o lucro.

A meta da empresa com fins lucrativos deve ser a de ganhar dinheiro tanto no presente como no futuro. O enfoque principal é a maximização do resultado daempresa, criando mecanismos para avaliar como as decisões de produção afetam olucro. Nem sempre o lucro é diretamente proporcional à eficiência. No decorrer do processoverificaram que o fato de mais coisas para produzir aumentou suaeficiência, mas, desde então perceberam que estavam transformando o tempo ocioso em tempo de processoaumentando o inventário e a despesa operacional.

Existe uma provamatemática que mostra claramente que, quanto à capacidade é diminuídaa demanda do mercado, o ganho cai e o inventário aumenta até o teto. Quando os eventos dependentes estão combinados com outro fenômeno chamado flutuações estatísticas. Identificar as restrições do sistema e aprender como administrar a empresa de acordo com suas restrições. Os gargalos são recursos cuja capacidade é igual ou menor que a demanda e os não gargalos são qualquer outro recurso é maior que a demanda o que temos que fazer é encontrar capacidade suficiente para que os gargalos se tornem mais iguais à demanda de mercado

A sincronização da produção e o planejamento do fluxo de produção devem ser desenvolvidos tendo em foco as restrições físicas existentes no processo produtivo, o que permite redução do inventario sem perda do ganho ou aumento de despesas operacionais.

ETAPA 3

Propostas de melhoria para o processo conforme já foi dito não se gerencia o que não é medido, criar indicadores de desempenho por faixas de produtos e gerenciar os estoques através de contagens diárias comparando o apontamento com o físico como não era medido não temos os dados dos dias e meses anteriores.

Com base nos indicadores no qual mostra onde acontece mais os desvios, é tratado junto com a gerência a melhor forma de ajustar os estoques e busca identificar onde ocorrem as falhas que serão tratadas em forma de comitês operacionais (grupo de estudo dos processos).

Com base no que foi levantado ate aqui tratando as faltas no estoque que reduzira tempo, desperdiço e dinheiro reduzindo o tempo de carregamento tendo menor movimentação de estoque evitando perdas por avarias e garantindo o FIFO no processo, satisfazendo clientes internos e externos.

O foco de gestão para toda a cadeia de suprimentos, com a utilização da tecnologia da informação serve para aumentar a eficiência dos processos de negócio ao longo da cadeia à gestão da cadeia de suprimentos.

A gestão da cadeia de suprimentos pode ser dividida em dois grupos:

Grupo 1 - componentes técnicos e físicos de gestão: planejamento e controle, estrutura de trabalho, estrutura da organização, estrutura para o fluxo de produtos e estrutura para o fluxo de informação.

Grupo 2 - componentes gerenciais e comportamentais de gestão: métodos de gestão, estrutura de poder de liderança, estrutura de risco e recompensa e de cultura de atitude.

A proposição está associada à implementação dos fatores de integração dos processos de atendimento de pedidos e gestão da demanda porem a implementação desses fatores é necessário porem não suficiente para satisfação para integração entre clientes internos e externo.

Os novos paramentos de competitividade na economia globalizada fizeram com que as empresas tivessem que desenvolver novas competências para continuar no mercado, uma dessas competências cria um vinculo mais estreito e duradouro entre clientes e fornecedores de forma de estabelecer uma cadeia capaz de fazer frente para esses novos parâmetros e obter vantagens em todos seus os componentes.

Etapa 4

Muitas empresas estão abordando questões sobre o que veio a ser chamada continuidade de negócios porem tende a ser um foco limitado em grande parte da gestão de continuidade de negócios, foca se muito a TI e gestão de processos internos, mas muitas vezes a dimensão maior de risco de fornecimento não é considerada. O objetivo do perfil de risco é estabelecer onde estão as maiores vulnerabilidades e o que é a probabilidade de ruptura. Assim o perfil de risco tenta buscar os caminhos críticos por meio de uma rede na qual a atenção da gestão deve estar especialmente focada.

Para identificar o perfil de risco de uma empresa é preciso realizar uma auditoria das principais fontes de risco, essa auditoria deve analisar o risco potencial de interrupção dos negócios resultantes de cinco fontes nas quais são:

- Risco de fornecimento

- Risco de demanda

- Risco de processos

- Risco de controle

- Risco ambiental

Melhorar a cadeia de suprimentos significa a simplificação, maior confiabilidade do processo, redução da variabilidade e da complexidade do processo. Mesmo as cadeias de suprimentos gerenciadas da melhor forma sofrerão turbulências inesperadas ou serão afetadas por eventos impossíveis de prever, por isso é fundamental que a resiliência seja construída. Resiliência significa a capacidade de um sistema voltar ao estado original e são processos flexíveis, ágeis e capazes de mudar rapidamente e também exigem uma folga nos pontos críticos que constituem os fatores limitantes a mudanças na taxa de fluxo. A resiliência da cadeia de suprimentos requer conhecimento de que quando as decisões estratégicas são tomadas, como deslocamentos de instalações ou alterações das fontes de fornecimento seu impacto no perfil de risco da cadeia de suprimentos deve ser totalmente compreendido e com uma boa analise para garantir a redução ou a eliminação desse risco sendo assim para complementar a cadeia de suprimentos e ter maior garantia de sucesso o gestor deverá ter três habilidades que lhe darão uma boa base para realizar suas atividades com maior segurança o famoso CHA (conhecimento, habilidade e atitude)

As tendências de modelo de gestão, a gestão é 30 % técnico e 70% emociona, com estrutura planas onde os colaboradores são alto dirigíveis não se deixam levar pela hierarquia, ou seja, equipes auto dirigíveis.

Coclusões finais

A logística é responsável pela integração e sincronia entre dois fluxos: o de informações e o físico. Dessa forma, através da logística é possível assegurar a satisfação do cliente ao longo do tempo, em cadeia desde os fornecedores, transportes, distribuidores, varejista, clientes, fluxo de materiais, recuperação e reciclagem, fluxo de informação, fluxo financeiro e recursos humanos.

Para satisfazer essas exigências, não é suficiente que logística se ocupe somente da entrega dos produtos aos clientes, dos artigos comerciais e dos serviços que possui no momento. Necessita, também, reorganizar globalmente as funções de abastecimento de materiais, componentes, de produção e de compra no atacado, a função de desenvolvimento dos produtos e de distribuição física, a função de vendas e, assim por diante; é necessário estruturá-las juntamente e fazer das mesmas um sistema. As várias empresas devem definir solidariamente suas finalidades, extraindo-as dos conteúdos desses conceitos.

O gerenciamento logístico busca contribuir para a excelência no processo de gerenciamento e estratégia organizacional, visando à redução de custos e melhoria dos serviços das companhias.

A Logística Empresarial é um forte elemento de diferenciação competitiva entre as companhias, exercendo papel decisivo na sobrevivência ou decadência de uma corporação. Os fatores logísticos se estabelecem desde os fornecedores de matérias-primas e insumos, com os prestadores de serviços, parceiros, clientes, distribuição de produtos, enfim, com uma visão completa da cadeia de suprimentos, em perfeita consonância com os objetivos do negócio.

A Logística tem um papel relevante na modernidade empresarial, em especial na realidade brasileira; um elo produtivo insofismável, que vem ganhando espaço e reconhecimento, na hora de focalizar custos, receitas e, principalmente, quando configura a certeza da entrega no lugar certo, no tempo acordado e daquilo que foi contratado. Os movimentos físicos de produtos e insumos fazem parte de uma rede complexa e variável, requerendo especialização e conhecimento que permitam, ao mesmo tempo, otimizar processos Logísticos e assegurar os resultados dos negócios das empresas.

http://www.iag.puc-rio.br/~brandao/Tutoria%20CNO/Material%20D1/D1%20-%20Modulo%20III.pdf( caixa relevante logística empresarial)

http://www.scielo.br/pdf/gp/v11n3/a05v11n3.pdf (cadeia de suprimentos)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_da_cadeia_log%C3%ADstica cadeia de suprimentos

http://www.slideshare.net/LasNovaes1/resumo-do-livro-a-meta a meta

http://www.aliancasestrategicas.com.br/ alianças estrategicas

...

Baixar como  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »