Direito Empresarial I
Trabalho Escolar: Direito Empresarial I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miiaa • 6/5/2013 • 324 Palavras (2 Páginas) • 544 Visualizações
Considerando que o novo Código Civil afasta do direito comercial a antiga figura do comerciante, que se caracterizava pela prática habitual de atos de comércio e que sob o enfoque da teoria da empresa o enigmático e impreciso conceito de ato de comércio é esquecido, surgindo à empresa como o novo núcleo do direito comercial atual, diga qual o conceito de empresa e empresário.
Empresa- atividade econômica exercida pelo empresário a gerar direitos e obrigações.
Empresário- segundo a Teoria da Empresa, é considerado empresário (art. 966 do CC) quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
QUESTÃO OBJETIVA:
O Código Civil de 2002 incorpora a Teoria de Empresa ao ordenamento jurídico Brasileiro e vincula o conceito de empresa:
a) ao valor do faturamento anual e porte da empresa;
b) ao estabelecimento ;
c) à organização dos fatores da produção;
d) à espécie de atividade econômica realizada;
e) ao objeto social da empresa.
Lucas, e Mário, artistas, decidem constituir sociedade para realização de peças de teatro que serão apresentadas em todo território nacional. Para tanto, alugam um imóvel, contratam uma secretária e um produtor. De acordo com a Teoria da Empresa Lucas e Mário são considerados empresários?
Segundo o art. 966, § único, CC – “não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza cientifica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa”. Portanto se Lucas e Mário serão considerados empresários se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.
Luiza e Carlos são casados e decidem constituir sociedade para produção e comercialização de artefatos de couro. De acordo com a legislação vigente, podemos dizer que a sociedade poderá ser constituída se:
A) não tenham casado no regime de comunhão universal de bens ou no da separação obrigatória.
B) o regime de bens constarem do contrato social.
C) houver anuência do órgão responsável pelo registro.
D) casados no regime de comunhão universal de bens.
...