Direito empresarial responsabilidade social e meio ambiente
Por: day.luz78 • 16/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.979 Palavras (8 Páginas) • 501 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
POLO ADVENTISTA DE PORTO ALEGRE
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
RELATÓRIO FINAL - PROINTER IV
AMANDA DA SILVA RUAS – RA 408259
DAIANA PERES DELAZARI - RA 417891
DANIELA MENEZES XAVIER – RA 409121
ROSANE SOARES PEREIRA – RA 423790
SILVANA DA SILVA BORGES - RA 405615
DISCIPLINA: PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.
TUTOR PRESENCIAL: MÁRIO CÉSAR ALVES
TUTORES A DISTÂNCIA: PEDRO CARLOS DE CARVALHO, FABIANA BIAZETTO, RENATA DE PAULA E FERNANDO GIANONNI
PORTO ALEGRE, 28 de Novembro de 2014.
AMANDA DA SILVA RUAS – RA 408259
DAIANA PERES DELAZARI - RA 417891
DANIELA MENEZES XAVIER – RA 409121
ROSANE SOARES PEREIRA – RA 423790
SILVANA DA SILVA BORGES - RA 405615
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER IV)
Relatório Final desenvolvido durante as disciplinas de Educação Corporativa, Gestão do Conhecimento e Administração de Cargos, Salários e Benefícios. Como parte de avaliação do 4º Semestre.
PORTO ALEGRE, 28 de Novembro de 2014.[pic 2]
RESUMO
O trabalho apresentado visa esclarecer as questões de Educação Corporativa, Gestão do Conhecimento e o que compõe a Administração de Cargos e Salários dentro das Organizações. Analisamos as opiniões de estudiosos para que possamos tirar nossas conclusões e através dos resultados, descobrir se é possível pôr em prática os métodos que serão citados. Avaliamos a Gestão do Conhecimento como um processo de criação continua de novos conhecimentos, e a Educação Corporativa como um método de estudo organizado e necessário dentro das empresas, resultando vantagem ao profissional que irá adquirir melhores competências e as Organizações pelo aumento de produtividade, com qualidade, entre outros benefícios. A descrição de cargos também é vista como foco principal para se obter bons resultados, pois cada cargo criado deverá ser analisado e descrito todas as funções se estão de acordo com o salário/benefício. Vivemos no momento onde a busca pelos interesses pessoais é intensa, e as pessoas analisam não somente o salário e sim o todo oferecido, para que haja uma motivação. Entendemos que nossos objetivos e nossas propostas devem ser válidas, caso contrário o teor do nosso desenvolvimento não terá fundamento. Portanto, todo o tema proposto, deve ser esclarecido para que tenhamos sucesso na implantação de um Projeto de Educação Corporativa aliada a Gestão do Conhecimento.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESCRITIVO 5
3. CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
ANEXO A – Educação Corporativa 10
ANEXO B – Gestão do Conhecimento 10
ANEXO C – Administração de Cargos, Salários e Benefícios 10
INTRODUÇÃO
Na constante busca da qualidade, produtividade e competitividade, as empresas cada vez mais sentem a necessidade de novas práticas de Recursos Humanos, para que elas possam alcançar seus objetivos.
Em tempo real, as organizações entendem que para manterem-se competitivas no mercado e melhorar significativamente seus desempenhos e objetivos é necessário ter conhecimento em todos os âmbitos. A Gestão do Conhecimento necessita de uma boa comunicação interna, para que todos os envolvidos entendam a importância do seu papel.
Nosso objetivo é especificar como pode ser implantado um Projeto de Educação Corporativa dentro de uma organização, tendo em vista que sabemos ser necessário mais do que um treinamento empresarial ou a qualificação de mão de obra é preciso articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa.
A razão que nos leva a apresentar o conteúdo em nosso projeto interdisciplinar, é o estudo e o aprimoramento das demandas educacionais e a importância da Gestão do Conhecimento dentro de uma organização, bem como os planos de cargos e benefícios.
DESCRITIVO
O tema proposto é entender a Gestão do Conhecimento e qual sua finalidade dentro de uma Organização. Debater como analisamos a descrição de cargos e salários, e entender as práticas da Educação Corporativa.
- Entendendo a Gestão do Conhecimento e sua finalidade dentro de uma Organização
A Gestão do conhecimento pode ser considerada como uma estratégia para o sucesso, pois dividir o conhecimento entre todos só agrega pontos positivos dentro de uma organização. Sabemos que muitos profissionais não multiplicavam suas informações e até mesmo procedimentos, pois havia o medo da perda de cargo, tentando monopolizar áreas e setores. Hoje em dia, feliz é aquele quem consegue multiplicar e ensinar aos demais, tornando-se “peças” fundamentais dentro de grandes empresas.
Portanto, quanto mais às pessoas estiverem preparadas para exercer suas determinadas funções, mais lucro a organização terá, seja ele financeiro ou não. O fato de prestar um bom atendimento e ter reconhecimento no mercado, também depende de uma boa estrutura organizacional, não basta querer, é preciso ter pessoas capazes de ensinar aos demais para que tudo possa ocorrer dentro do previsto. O Artigo publicado na Revista HSM Management 42 janeiro/fevereiro de 2004 já dizia: “No entanto, apenas "saber muito" sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização. É quando aliado a sua gestão que ele faz diferença”. Não adianta ter funcionários capacitados se você não consegue usufruir da capacitação deles, e para isso você precisa ter uma Gestão sobre essas pessoas. Conforme o ANEXO – B, a área de TI hoje em dia é um importante suporte à Gestão de Conhecimento, pois pôr em prática novos métodos e novas ideias também necessita de tecnologia, assim como o suporte de Pessoas para os processos.
...