Diretrizes Para O Trabalho De Conclusão De Curso
Ensaios: Diretrizes Para O Trabalho De Conclusão De Curso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leticiaelariva • 21/3/2015 • 794 Palavras (4 Páginas) • 240 Visualizações
Aprender a ler e a escrever de modo competente e eficiente requer do indivíduo esforço, dedicação e habilidade, pois não é o simples fato de decodificar palavras, mas sim de estabelecer relações lógicas e claras num processo complexo de construção de sentidos. Para se construir compreensão no ato de ler e escrever nos textos acadêmicos / científicos se faz necessário por parte do escritor-texto-leitor um posicionamento crítico, reflexivo e competente. Para isso, são usadas algumas habilidades e estratégias que facilitam na compreensão e na elaboração de bons textos acadêmicos:
.
Conhecimentos prévios: permitem ao sujeito compreender com maior facilidade o conteúdo abordado no texto. Considerado como um conhecimento que irá dar suporte ou mesmo que irá ancorar o novo conhecimento (psicologia genética defendida por Ausubel), permitindo uma maior assimilação da informação por parte do sujeito aprendente, passando de um nível menor para um de maior conhecimento.
Portanto, para adquirir conhecimentos prévios relevantes o leitor/escritor deverá ter contato com uma diversidade de textos e conteúdos, a fim de fazer relações entre o que ler e o que já possui em seu “acervo” cognitivo. Vale salientar também, a importância pela busca do conhecimento científico no âmbito da ciência em que se pretende explorar.
Técnicas de estudo - resumo, resenhas e fichamentos: depois de se fazer uma leitura para verificar o que foi compreendido no texto, ou antes mesmo de começar a escrevê-lo, o sujeito tem a sua disposição algumas ferramentas importantes na elaboração de trabalhos científicos. Esses instrumentos visam facilitar a organização dos conhecimentos adquiridos, fixando as ideias, facilitando a leitura, sistematizando o conteúdo, tornando o estudo mais eficiente e assim favorecendo a produção de maiores resultados, tanto na leitura quanto na escrita.
Elementos de coesão e de coerência textuais: para que o texto seja entendível com ideias contínuas e não contraditórias é necessário o uso correto de termos que facilitem o sentido pretendido do texto. Para isso acontecer, o indivíduo deverá ter domínio do conteúdo e de recursos linguísticos coesivos para que haja uma continuidade de sentido do início ao fim do texto, onde a disposição dos elementos textuais deve ser levada em consideração para uma argumentação clara e objetiva.
Análise e pensamento críticos: consiste numa tarefa difícil de ser executada por se tratar de algo que permite várias interpretações por parte de quem ler. Entretanto, é uma ação de grande relevância nas análises de textos, pois consiste num posicionamento do leitor e do escritor diante do tema abordado, requerendo a capacidade de fazer relações e críticas num processo de interação entre os sujeitos envolvidos (autor e leitor).
Utilizar a rede mundial de computadores a nosso favor – no contexto tecnológico em que vivemos hoje, diversas fontes de informações são disponibilizadas para nos auxiliar na produção e leitura de textos acadêmicos. Esses mecanismos tecnológicos criados vieram para favorecer a produção e o desenvolvimento de competência leitora e escritora. Os periódicos, as revistas eletrônicas nacionais e internacionais, os imensos bancos de dados de inúmeras bibliotecas
...