Disciplina/Unidade de Aprendizagem: Princípio
Por: heliofilho.ipu • 27/9/2020 • Trabalho acadêmico • 1.737 Palavras (7 Páginas) • 206 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Atividade de Avaliação a Distância AD1 |
Disciplina/Unidade de Aprendizagem: Princípio, Planejamento e Performance de Voo
Curso: Ciências Aeronáuticas
Professor: Sandro Francalacci de Castro Faria
Nome do aluno: Francisco Hélio Martins Lopes Filho
Data: 31/08/2020
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Fique atento ao enunciado. Se houver questões de múltiplas escolhas, estas podem requerer justificativas em forma discursiva.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
- Responda às questões com suas palavras. Caso necessite complementar a sua resposta com algum trecho de uma obra, não se esqueça de referenciar corretamente.
- AD composta de seis questões, relativas aos tópicos de estudo 1 e 2 do EVA.
1 - Vimos no estudo de massa, espaço e tempo que a unidade do Sistema Internacional (SI) para a medida de distância é o metro, mas que em aviação é muito comum se utilizar a Milha Náutica (NM). Faça uma pesquisa a respeito dessa unidade de medida e produza um texto de aproximadamente 10 linhas explicando: (1,5 pontos)
- a sua origem;
- como foi obtida;
- a sua equivalência com o metro; e
- como podemos estimar essa unidade de medida em uma carta aeronáutica que não possua escala de distância, mas que apresente medidas de latitude com aproximação de minutos.
R-> A Milha Náutica “NM”, que é quase utilizada apenas na Navegação Marítima e na Navegação Aérea, comparada ao metro ela equivale a 1858 metros, ou definida ainda como sendo o comprimento de 1 minuto de “arco”, medido através do traçado de qualquer grande círculo de nosso planeta, como os meridianos e o próprio equador.
Devido o nosso planeta Terra não ser uma circunferência perfeita a medida da NM pode variar um pouco, dependendo de onde está sendo calculado, onde ele varia de 1843m nas zonas polares até 1862m para as zonas da linha do Equador ou zonas Equatorias.
1 milha náutica = 1 852 metros (exatos, segundo convenção internacional, anteriormente o valor era de 1 853,25 metros).
A milha náutica deriva diretamente da milha geográfica e corresponde ao valor aproximado de 1' (minuto) de grande círculo, isto é de um ângulo de 1' medido sobre o equador ou ao longo de um meridiano. Assim, um grau de latitude, quando medido ao longo de uma linha imaginária orientada exatamente na direção norte-sul ou ao longo da linha do equador, corresponde aproximadamente a 60 milhas náuticas.[1]
Nos usos em navegação marítima e aérea, a unidade é muito conveniente por poder ser medida diretamente sobre as cartas independentemente da sua escala, utilizando o minuto de meridiano como unidade, daí a persistência do seu uso, o que tenderá a desaparecer com a substituição das cartas em papel por meios eletrónicos de georreferenciamento.
Outra disciplina onde a milha náutica mantém aplicação generalizada é o Direito Internacional, nomeadamente na fixação das águas territoriais, zonas económicas exclusivas (ZEE) e outras distâncias significativas para efeitos jurídicos e económicos. A generalidade dos tratados internacionais e convenções sobre direito marítimo utiliza a milha náutica.
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Milha_n%C3%A1utica)
Acesso em 27/08, às 20:00h (Brasília) e 23:00 (UTC)
2 - Imagine que você tenha sido designado a carregar uma aeronave para o voo. Para tal, considerando a imagem a seguir, foram fornecidos os seguintes dados: (1,5 pt)
- A Corda Média Aerodinâmica (CMA) da aeronave encontra-se situada entre as estações 14 a 16
- O passeio máximo do CG encontra-se localizado entre 20% e 35% da CMA
- O Peso Máximo Zero Combustível é de 7800 Kg
- O Peso Máximo de Decolagem da aeronave é de 9000 Kg
- Os dois tripulantes pesam juntos 160Kg, e a cabine se encontra na estação 9
- O “Abastecimento de Combustível” foi de 1.000 Kg, sendo que o centro dos tanques se localiza na estação 15. Os tanques comportam um total de 2.200 Kg de combustível
Você possui três diferentes cargas para dispor na aeronave. Uma peça de 420 Kg e outras duas caixas de 150 Kg cada, totalizando 750 Kg. Existem 4 (quatro) compartimentos de carga passíveis de receber tais cargas, localizados nas estações 13, 15, 17 e 19. Considere que cada um dos compartimentos pode ser carregado com até 450 Kg, apenas.
- A aeronave acabou de sair de uma revisão geral, e foi pesada no solo. No PO – Peso Operacional, foram registradas as seguintes informações (o PO foi pesado sem os tripulantes):
- Em cada roda do trem principal foram obtidos 2.800 Kgf de peso (estação 15)
- Na roda da bequilha (próximo ao nariz) foi obtida a pesagem de 520 Kgf (estação 9,5)
[pic 4]
Pede-se de determinar:
- Qual a posição do CG da aeronave (na condição de Peso Básico), em termos de porcentagem da CMA? (0,5 pt)
- Qual o peso de decolagem da aeronave, após ser carregada e abastecida? (0,25 pt)
Total de 8.190Kg
- Você decide distribuir a carga da seguinte maneira: 420 Kg no compartimento 15, 150 Kg no compartimento 17 e 150 Kg no compartimento 19. Com essa distribuição, onde se localizará o CG, em termos de percentual da CMA?. O valor encontrado encontra-se dentro do “passeio do CG” permitido? Estando pronta para a decolagem nessa configuração, qual o PAZC da aeronave? (0,75 pt)
3 - De acordo com a 1ª.Lei de Newton, um corpo em repouso ou em movimento retilíneo uniforme estará sujeito à ação de forças cuja resultante é nula. Uma aeronave em voo reto e nivelado está nessas condições e sabemos que em virtude da ação da gravidade sobre a massa da aeronave, existe a força “peso” na direção vertical. A força na mesma direção e em sentido contrário, que em composição com o peso torna a resultante nula, é a sustentação, dada pela equação abaixo:
...