TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disponibilidade Geológica Dos Elementos Químicos

Por:   •  21/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.048 Palavras (13 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 13

Indice

1.Introdução        1

2.Objectivos        2

2.1.Objectivo Geral        2

2.2.Objectivos específicos        2

3.Metodologia        2

4.Geomedicina        3

5.Elementos químicos e a saúde        4

5.1.Disponibilidade Geológica Dos Elementos Químicos        5

5.2.Mobilidade Dos Elementos Químicos        5

5.3.Biodisponibilidade Dos Elementos Químicos        6

5.4.Elementos Essenciais Para A Saúde Humana        6

6.Importância da Geomedicina        8

7.Campos de Aplicação da Geomedicina        10

7.1.Área social        10

7.2.Ordenamento territorial        10

7.3.Ambiente        10

7.4.Mineração        10

7.5.Indústria        11

8.Vantagens da Aplicação da Geomedicina        11

9.Desvantagens da aplicação da Geomedicina        11

10.Conclusão        12

11.Referencias Bibliográficas        13

1.Introdução

O presente trabalho é sobre a Geomedicina, mais concretamente falar da sua importância na Sociedade bem como a ferramenta importante que é para manutenção da saúde pública, mostrando a relação entre os efeitos os matérias e factores Geologicos e os efeitos positivos e negativos a saúde.

Existe um conjunto de doenças cujo estudo das causas está relacionado com minerais e ambientes geológicos e são influenciadas pelo tipo de fonte, via de exposição, intensidade e duração da exposição e, também, pelas propriedades físicas e químicas dos minerais envolvidos. Tendo em conta estas propriedades os minerais podem ser essenciais para manter o corpo em boa forma mas em certas circunstâncias, a deficiência ou o excesso dos mesmos pode constituir factores de desenvolvimento de doenças. Muitas doenças que afectam os seres vivos têm um forte componente ambiental associado a uma região específica, seja natural ou produzido pelo Homem.

A preocupação crescente das sociedades relativamente às interacções com o meio ambiente ou saúde está na base do ressurgimento de uma nova e interessante área do saber, hoje denominada Geologia Médica ou Geomedicina, a qual foi antes chamada, Geologia Ambiental, Geoquímica Médica, designações todavia não equivalentes. O principal objectivo desta nova área científica emergente, é o estudo dos impactos negativos e positivos dos elementos químicos e de minerais na saúde pública.

2.Objectivos

2.1.Objectivo Geral

  • Entender o conceito de Geomedicina.

 

2.2.Objectivos específicos

  • Definir o termo Geomedicina
  • Compreender a importância da Geomedicina;
  • Identificar os campos de aplicação da Geomedicina;
  • Descrever as vantagens e desvantagens da Geomedicina

3.Metodologia

Para atingir os objetivos acima traçados, passou-se por três (3) etapas nomeadamente:

  • Revisão Bibliográfica

Nesta fase se fez o levantamento de literaturas disponíveis sobre o assunto em Revistas científicas, Livros, trabalhos, artigos e vídeo aulas;

  • Seleção da informação

Nesta fase se fez a seleção da informação útil com o objectivo de fazer o relatório final;

  • Elaboração do relatório Final

Com as informações selecionadas elaborou-se o relatório final.

4.Geomedicina

Definição

Geologia Médica é um ramo da ciência aplicada voltado para a elucidação de prováveis relações entre materiais ou fatores geológicos e os efeitos benéficos ou adversos à saúde humana e à vida em geral. Embora a produção de pesquisa nessa área tenha recebido grande ênfase em todo o mundo especialmente na última década, abordagens científicas equivalentes podem ser encontradas há muito mais tempo em áreas tais como Geomedicina, Toxicologia Ambiental, Geografia Médica, Saúde Ambiental (Figueiredo, 2014).

Ziess (1931) – foi o primeiro a empregar o termo Geomedicina e a considerá-lo sinónimo de Medicina Geográfica, a qual definiu como sendo “ o ramo da medicina onde os métodos geográficos e cartográficos são utilizados para apresentar resultados da investigação médica”. (de acordo com Selinus et al (2005).                

Läg (Noruega,1990) – redefiniu o termo Geomedicina como sendo “a ciência que trata da influência dos fatores do meio ambiente na distribuição geográfica de problemas de saúde no Homem e outros animais”. Foi nos países nórdicos, particularmente na Noruega que a investigação em Geomedicina foi mais considerada e desenvolvida. A Geomedicina, e com ela a Geoquímica Médica, começou a partir de observações de que algumas doenças ocorriam de forma preferencial em algumas regiões, porém somente desenvolveu-se após a aquisição da base científica que permitiu estudos de causa e efeito entre os fatores ambientais e problemas de saúde. São clássicas as conexões conhecidas há muito tempo entre a saúde e deficiência ou excesso de elementos como I, F, Se e As.

Sendo a contribuição interdisciplinar é essencial, requer atuação de profissionais de diferentes áreas científicas, como geólogos, médicos, odontólogos, veterinários, toxicologistas, biólogos e agrônomos, entre outros.

Sempre que a naturoterapia envolve minerais ou outros recursos minerais, ela pode chamar-se Geomedicina (ou Mineralogia e Geoquímica Médica, ou Medicina Ambiental, ou ainda Geologia Médica). - A Geomedicina, para além da composição de rochas, solos e águas, considera também fatores relacionados com o clima e com radiações naturais, entre outros, e abrange não só a saúde humana, como também a saúde animal (Castro e Tanque, 2013) .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (382.2 Kb)   docx (648.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com