Dissertação sobre o consumismo
Por: Larissa Carvalho • 13/6/2015 • Dissertação • 313 Palavras (2 Páginas) • 239 Visualizações
Filtro
O consumo está implicitamente arraigado no ser humano. Antes mesmo de possuir um nome próprio, já existia. As grandes navegações só deram o impulso que faltava para a sua total perpetuação. Daquele momento em diante, vivemos em constante oferta de bens e serviços. Não importa aonde se vá ou o que se venda, sempre haverá alguém apto a comprar.
No entanto, a culpa dessa obsessão não está, necessariamente, em quem a possui. É ingenuidade acreditar que nós, reles consumidores, compramos sem motivo. Existe causa sim, e são várias. De preencher um vazio existencial/emocional, estar na moda ou poder se camuflar no bando até simplesmente por vontade de possuir. O importante, no meio disso tudo, é saber que essa necessidade é condicionada a nós pelas grandes corporações que tem por único e verdadeiro fim vender.
A alienação consumista, feita das mais variadas formas, atinge a todos sem exceção. Adultos, jovens e crianças tem sua mente lavada e seu psicológico invadido por informações e propagandas inúteis e desnecessárias para seu crescimento pessoal. O que fazer mediante essa situação, qual a melhor forma de agir? Esconder-se em uma caverna não dá, abster-se de tecnologia e comunicação pode até funcionar, mas na atual conjuntura não é a melhor saída. Nesse contexto, procurar ajuda psicológica ajudaria. No entanto não é sempre que isso é possível.
A maneira mais correta de evitar esse exagero de “querer ter” é educar-se criticamente em relação ao mundo, começando com as crianças e ensinando novamente os adultos. Não é fácil acreditar que não precisamos daquele produto maravilhoso do comercial. Mas a verdade está aí, ele nunca será capaz de preencher a lacuna, porque sempre abrirão uma nova. Criticidade para com o mundo, compreender o seu “eu”, e entender-se ajuda muito no processo de saber o que é realmente necessário e o que é supérfluo. O que é consumível e o que é lixo.
...