Documentação Do Produto
Artigos Científicos: Documentação Do Produto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunalluz • 3/10/2014 • 862 Palavras (4 Páginas) • 345 Visualizações
Localização de empresa industrial
Deve se separar dos fatores importantes para a localização, os fatores que podem ter seus custos medidos, ou seja, quantificados.
Os fatores para qual essa medida não é possível são classificados como não quantificáveis e deverão ser avaliados qualitativamente em conjunto com os outros fatores.
Para se determinar os custos dos fatores quantificáveis ou objetivos, devem se analisar os principais custos envolvidos: custos de pessoal, terreno e construção, equipamentos, transportes, água, luz, gás, taxas e impostos.
Fatores não quantitativos são: atitude do pessoal, sindicato, comunidade, restrições ambientais e governamentais entre outros.
Cenário de localização
Para uma decisão adequada quanto à localização, deve se determinar qual a capacidade, onde e quando necessária.
Uma analise adequada deve considerar a forma de medir a capacidade, determinar a demanda para os próximos anos e determinar qual a capacidade a instalar.
A analise deve incluir o desenvolvimento e a avaliação de alternativas para a tomada de decisão.
Fatores que influenciam na localização
Para que um requisito seja considerado um fator importante para a localização de um empreendimento, ele deve depender da localização, ser importante para os objetivos da empresa.
Entre outros fatores que influenciam na localização de uma empresa industrial, destacam-se por sua importância os fatores de pessoal, quanto à disponibilidade de pessoal qualificado e quanto à atitude sindical
Outros fatores importantes são a qualidade de vida, os aspectos culturais da região, o clima, a proximidade das empresas do mesmo tipo, o custo do terreno e da construção, os regulamentos ambientais e as atitudes da comunidade.
Projeto do produto
O projeto do produto passa a ser um elemento básico de vantagem competitiva, podendo ser diferenciado quanto a seu custo, com menor numero de peças, mais padronização, modularidade e a sua qualidade, robustez e inexistência de falhas.
O desenvolvimento de novos produtos é um campo especifico de trabalho, extremamente dinâmico, que conta com especialistas nos mais variados campos do saber humano.
Todo produto deve ser funcional, de fácil utilização, considerar os aspectos ergonômicos envolvidos, ter estética, comandos auto-explicativos, ser compatível com as preocupações de preservação do meio ambiente, e seu projeto apoiarem-se em tecnologia conhecida e ter contato com a colaboração de equipes multifuncionais, no sentido de ser facilmente fabricado e, a decisão ligada a estratégia empresarial.
Um bom projeto de produto deve levar em consideração as técnicas:
Design for assembly – DFA – facilidade de montagem, é uma pratica que tem em mente projetar um produto de modo que possa ser facilmente montado.
A montagem do produto é menos custosa e otimizada.
Design for manufacture – DFM – facilidade de fabricação, objetiva projetar um produto de modo que possa ser facilmente fabricado a baixo custo, procura tornar a manufatura do produto o mais fácil possível.
Design for disassembly – DFD – facilidade para desmontagem, tem em mente o objetivo de projetar um produto que seja facilmente desmontável, de modo a facilitar a sua disposição após o uso ou mesmo a sua manutenção ou recuperação com a substituição dos componentes que se desgastaram.
Design for environment – DFE – adaptabilidade ao meio ambiente, tem o objetivo de projetar um produto composto de materiais recicláveis ou biodegradáveis e que consuma pouca energia, tanto na fabricação quanto no seu uso.
O conceito de ciclo de vida do produto
O projeto do produto deve levar em consideração
...