Documentário "Far Beyond Peso"
Seminário: Documentário "Far Beyond Peso". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunosouzajbs • 24/10/2013 • Seminário • 1.268 Palavras (6 Páginas) • 365 Visualizações
O documentário “Muito Além do Peso” é um filme que denúncia um problema grave que afeta o mundo todo e que já urgente aqui no Brasil: a obesidade infantil. A diretora e roteirista Estela Renner mostra esse problema de saúde já atinge 33% da população infantil. É um daqueles filmes que deve ser mostrado em colégios, por exemplo, pelo seu didatismo e que pode gerar discussões bem interessantes.
O filme mostra entrevistas com diversas famílias e crianças mostrando quais seriam as causas do problema. Entre eles a falta de informação das pessoas, propaganda desleal dos produtos, empresas que não divulgam corretamente as informações de seus produtos, entre muitos outros.
É assustador ver o quanto as pessoas são desinformadas. A maioria das crianças não sabe que refrigerante tem muito açúcar e bebem com bastante frequência. Ou dados como 56% dos bebês com menos de 1 ano de idade já bebe refrigerante.
Mas e aí, de quem é a culpa? O filme tenta achar alguns culpados e entrevista diversos especialistas do Brasil e do mundo a respeito do assunto. O problema atinge todas as classes sociais e é um problema mundial, não somente do nosso país.
Mas ao analisá-lo como filme, ele tem alguns problemas. Não é muito criativo e se apropria de ideias de outros materiais como a palestra do chef inglês Jamie Oliver em "Jamie's Food Revolution" do portal de palestras chamado TED que tem alguns trechos exibidos que diminuem um pouco a força dos outros entrevistados. Não se define em mostrar ou não as marcas dos produtos. A qualidade do material publicitário que foi obtido no YouTube é bem ruim. E faltou entrevistar os “culpados”. A única entrevista polêmica é o depoimento de um publicitário.
Mesmo com esses problemas o caráter de urgência da gravidade do problema é o mais importante do documentário. É um assunto que não pode mais ser ignorado e que deve ser discutido pela população, governo e grande mídia antes que se torne um problema ainda mais grave. O filme pode não ser suficiente e não ter as respostas, mas já é um pontapé inicial em tentar alertar sobre a situação.
“Muito Além do Peso” foi exibido nos cinemas em circuito bem restrito no final de 2012, mas pode ser assistido e baixado no site
Faz algumas semanas que o documentário Muito além do peso (em inglês Way Beyond Weight) de Estela Renner, foi lançado. Ele está disponível para ser assistido on-line ou baixado gratuitamente. Achei o filme sensacional. Em resumo, vários depoimentos compõe a realidade da nossa alimentação e do consumo em geral: comida fácil, portátil, muito gostosa, excesso de TV e pouca informação.
Não, não estou fazendo uma apologia aos xiitas nutricionais, eu também adoro uma Coca-Cola estupidamente gelada. Mas o filme demonstra um cenário alarmante sobre a alimentação e os problemas que as crianças enfrentam ao optarem por alimentos errados.
Algumas crianças não sabem mais distinguir batata de cebola ou abacate de pimentão! Oi? Outros adultos desinformados acreditam que suco de caixa é uma opção realmente saudável.
Em regiões mais distantes dos grandes centros chegam comidas industrializadas, mas frutas e legumes estão fora do circuito. O filme traz várias cenas e informações sensíveis, e preciso antecipar: a cena que me embrulhou o estômago é a do processamento da salsicha. Eu não como salsicha há uns bons dois anos e sempre evitei. Depois de ler o livro Anti-Câncer então…
Para quem tenta fazer escolhas mais saudáveis no dia-a-dia, o doc Muito além do peso traduz uma excelente mensagem. E traz uma compilação de experts de todo o mundo no tema, incluindo o guru da gastronomia Jamie Oliver.
Obesidade infantil - aspectos psicológicos
envolvidos na causa e suas conseqüências
Cássia Maria Ramalho Salim*
Rute Nogueira de Morais Bicalho**
RESUMO - Este estudo teve como objetivo a compreensão dos aspectos
psicológicos que contribuem para a causa da obesidade infantil, e as conseqüências
psicológicas. Foram selecionados 41 sujeitos na faixa etária de 6 a 16 anos, de
várias classes sociais, residentes no Distrito Federal, considerados obesos pelo
Índice de Massa Corporal -IMC. Entrevista semi-estruturada foi realizada com os
pais e professores. Aos sujeitos foram solicitados desenhos, representando uma
pessoa feia e uma bonita, e a confecção de bonecos de massa de modelar,
representando por cores diferentes o que gosta nele, o que não gosta e o que é
indiferente. Os resultados demonstram que os aspectos psicológicos estão presentes
tanto nas causas como nas conseqüências da obesidade. As causam são: dificuldades
de adaptação e ansiedade. As conseqüências: não-aceitação social, isolamento e
baixo nível de auto-estima. Considera-se que as condições socioafetivas são mais
relevantes para fins prognósticos do que simplesmente fatores físicos.
Palavras-chave: Obesidade, infantil, aspectos psicológicos.
Infantile obesity - psychological aspects involved in
the cause and their consequences
ABSTRACT - This study had as objective the understanding of the psychological
aspects that contribute to the cause of the infantile obesity, and the psychological
consequences. 41 subjects were selected in the age group from 6 to 16 years, of
several social classes, residents in Federal District, considered obese for the Index
of Mass Corporal-IMC. Semi-structured interview was accomplished with the
parents and teachers. To the subjects they were requested drawings, representing
an ugly person and a beautiful one, and the making of mass puppets of modeling,
acting for different colors what likes in him, what doesn’t like and what is indifferent.
*Doutora
...