Doença De Parkinson
Trabalho Escolar: Doença De Parkinson. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Shaman1 • 26/1/2015 • 257 Palavras (2 Páginas) • 221 Visualizações
Considerações finais
Educar é um ato de amor consigo mesmo e com o Outro. Desse modo, sendo o cuidado inerente ao ser humano, ser educador é também realizar uma tarefa de cuidar de si e do Outro. Se o indivíduo não cuidar dele próprio, como poderá tornar os espaços de ensino-aprendizagem ambientes de cuidado?
Vê-se, então, que o ensino do cuidado, como integrante da formação acadêmica, deve favorecer espaços de reflexão, nos quais os paradigmas tradicionais possam ser questionados e novas formas de consciência de si emerjam como estratégias de ensino. Assim, ao se pensar a formação em saúde e em outras áreas do conhecimento, não se pode excluir a reflexão crítica como habilidade primordial.
Como educadores, a construção do memorial de formação do cuidado, como metodologia de pesquisa-formação, vem propiciando aprendizados e questionamentos, uma vez que exige reflexão e estudo sobre o tema. Em muitos momentos da orientação, a identidade profissional do docente confunde-se com a identidade de cuidador, pois ao ouvir as narrativas e realizar o processo de reflexão com o estudante, ressignifica-se o fazer e o viver, emergindo novos questionamentos sobre o ensino do cuidado. É de se pensar também que a experiência investigativa, com o memorial de formação, envolve alguns construtos do cuidado: capacidade de reflexão, escuta ativa, empatia, ética, solicitude, alteridade, amorosidade e respeito, entre outros.
Na perspectiva do discente, a utilização do memorial auxilia a significar o processo educativo sobre o cuidado, fato de extrema relevância para o futuro profissional. O paradigma biologicista enfatiza a referência de um cuidador técnico, valorizando a aquisição do conhecimento
...