TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Do Trabalho - LER/ DORT

Ensaios: Doenças Do Trabalho - LER/ DORT. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

As doenças ocupacionais são aquelas que estão diretamente ligadas a alterações no estado de saúde do trabalhador, são originadas devido as condições de trabalho, atividades desempenhadas pelo trabalhador, deriva-se também a partir dos problemas pessoais enfrentados pela pessoa. Quem sofre com esse tipo de doença tem direito a auxílio, indenização entre outros direitos que devem ser cumpridos caso o trabalhador seja vitima de uma doença ocupacional.

Outro desencadeador importante é o estresse, ao sofrer pressões no trabalho o individuo pode acabar com a doença psíquica ocupacional. As lesões por esforço repetitivo ou as osteomusculares relacionada ao trabalho, são muito comuns, ela gera alterações estruturais nos tendões, músculos, nervos, articulações. As profissões que mais sofrem são as de: Bancários, digitadores, operadores de telemarketing. Poucas pessoas sabem, mas existem outros tipos de doenças ocupacionais como: câncer de traquéia e asma, que são causadas pela inalação de partículas maléficas a saúde.

A prevenção de doenças ocupacionais pode ser exercida tanto para a empresa como para o trabalhador, é importante exigir a postura correta em escritórios , além disso, ter um ambiente de trabalho confortável e satisfatório é importante para aliviar o estresse e muitas doenças ocupacionais.

Esses sintomas que decorrem de uma lesão muscular causada pela doença ocupacional, são chamados de LER/DORT.

O registro de doenças ocupacionais deu um salto nos últimos 11 meses. As notificações de doenças do sistema osteomuscular, nas quais se incluem as lesões por esforço repetitivo (LER) e que representam 84,77% do total de doenças do trabalho, aumentaram 512,3%, segundo dados do Ministério da Previdência. (Dados de 04/2008).

Outra estatística importante segundo o Instituto nacional de Prevenção, LER/DORT são a segunda maior causa de afastamento do trabalho, atingindo na maioria mulheres de 30 a 40 anos.

2. Definições e Conceitos de LER/DORT

As siglas LER/DORT podem ser utilizadas para designarem o conjunto de doenças caracterizadas pelo desgaste nos músculos, nervos, tendões, ligamentos, articulações. Porém há uma diferença, pois nem todas ocorrem somente no ambiente de trabalho. A repetição de qualquer movimento pode causar uma LER, mas a DORT é aquela diagnosticada no trabalho.

LER/DORT abrangem os distúrbios ou doenças do sistema musculoesquelético, que podem ou não estar ligadas ao trabalho. As doenças enquadradas nesse grupo manifestam em seu portador uma série de sintomas, muitas vezes inespecíficos, como: Dor localizada, irradiada ou generalizada; desconforto; fadiga; sensação de peso; formigamento; dormência; sensação de diminuição de força; inchaço; enrijecimento muscular; choque nos membros; falta de firmeza nas mãos, etc. Porém muitas pessoas pensam que isso só acontece com adultos, mas pelo contrário, a cada dia se vê mas crianças com quadros de tendinites, devido ao famoso “minigame” , ou com epicondilite em tenistas mirins, também é freqüente em nadadores de borboletas e costas os chamados cistos sinoviais. E esses casos são originados de ocasiões não trabalhistas. Mas se ao avaliarmos o caso, o tipo de atividade profissional exercida pelo trabalhador, e atestarmos que o trabalho, foi realizado de forma incorreta, e isso desencadeou o aparecimento da lesão, poderemos então ter um quadro de LER de origem profissional, neste caso especificamente a LER se juntará a DORT.

Para se ter um diagnóstico de LER/DORT, o médico tem que ir a fundo em sua busca pelo desencadeamento da doença, para isso ele leva em conta as atividades realizadas pela pessoas tanto no trabalho, quanto no lazer, após essa análise, o médico realiza o exame físico geral, dedicando toda atenção as pontos mais atingidos.

Além do exame físico geral, outros também podem ser solicitados. São eles:

• Radiografias;

• Ecografias;

• Eletroneuromiografia;

• Ressonância Magnética, dentre outros.

4. Fases da LER

A classificação da LER é feita de acordo com evolução e o prognóstico do problema, tendo como base os seus sinais e sintomas. Eles são divididos em:

FASES

Fase 1 - Apenas queixas mal definidas e subjetivas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com