TCC Ler Dort
Dissertações: TCC Ler Dort. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: michellesilveira • 18/9/2014 • 2.763 Palavras (12 Páginas) • 1.453 Visualizações
SENAC RS
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
TST 19
MICHELLE RIBEIRO SILVEIRA
DOENÇAS OCUPACIONAIS
LER /DORT.
RIO GRANDE
2012
MICHELLE RIBEIRO SILVEIRA
DOENÇAS OCUPACIONAIS
LER /DORT.
Trabalho apresentado aos professores de curso técnico em Segurança do Trabalho da escola Senac-Rio Grande .
Orientação: Professora Enfª Lenita Hamon
Co-orientação: Professora Ana Lucia Damascena.
RIO GRANDE
2012
DECICATÓRIA
A Deus, por ter certeza de que Ele esteve presente em todos os momentos dessa jornada e por ter me dado força para continuar até nos momentos mais difíceis da minha vida,
As minhas filhas Larissa e Rayssa por serem minhas fonte de força e perseverança.
A minha orientadora Lenita Hamom,pela sabedoria na orientação e por sua compreensão e auxílio para alcançar a primeira de muitas vitórias.
AGRADECIMENTOS
A Deus acima de todas as coisas, pois sem ele nada sou.
A Profª.LenitaHamom, minha orientadora, pelo apoio dispensado para que este trabalho pudesse ser desenvolvido da melhor maneira possível. Sua paciência e participação efetiva foram fundamentais para o sucesso do mesmo.
A Prof ª. Ana Damascena que se colocou a disposição para me ajudar.
Aos queridos companheiros de Curso: “vocês estarão sempre no meu coração”.
À minha família que ao longo desde trabalho me apoiou com carinho e incentivos.
EPÍGRAFE
“A vida é,principalmente, um processo de adaptação às circunstâncias em meio às quais nós todos existimos. O segredo da saúde e da felicidadeestáno sucesso comque nósconseguimos nos adaptar às infindáveis mudanças que ocorrem no nosso mundo.
“Quando não conseguimos nos adaptar, ficamos doentes e sofremos.”(Hans Selye 1978 apud NICOLETTE, 2003)
RESUMO
A pesquisa a seguir vem mostrar alguns dos grandes motivos de trabalhadores se afastarem de suas funções devido à exposição prolongada ou aguda a riscos diversos no ambiente de trabalho.O processo do trabalho pode provocardesencadear ou agravar uma doença profissional,provocando assim ao indivíduo uma lesão corporal ou perturbação funcional da capacidade para o trabalho, permanente ou temporário.O ritmo acelerado de produção e pausas insuficientes para o descanso nas jornadas de trabalho pode causar a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), a qual foi rebatizada pela previdência social de (DORT) Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. O presente trabalho visa orientar futuros Técnicos de Segurança do Trabalho sobre a importância do conhecimento acerca deste agravo, no intuito de despertar no trabalhador um melhor jeito de evitar a doença LER/DORT, observando as questões da ergonomia, ou seja, organizando o trabalho em função da relação entre o homem e a máquina,para que o profissional não force o corpo adotando uma postura errada. A pesquisa foi realizada por meio de Revisão de Literatura através de livros e artigos científicos indexados em bases de dados. A pesquisa foi realizada no período de junho a novembro de 2012.
Palavras – chave: LER/DORT. Doença Ocupacional. Saúde do trabalhador.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 8
2. OBJETIVO 10
2.1 OBJETIVO GERAL 10
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 10
3. METODOLOGIA 11
4. DESENVOLVIMENTO 12
4.1 CONCEITO 12
4.2 CAUSAS DA DOENÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO. 13
4.3 SINTOMAS DA DOENÇA 14
4.4 TRATAMENTOS EFICAZES 15
4.5 TRATAMENTOS COM ACUPUNTURA 16
4.6 PREVENÇÕES DA L E R – DORT 17
5. CONCLUSÃO 199
REFERÊNCIAS 20
1. INTRODUÇÃO
Na Idade Média a doença por esforço repetido era conhecida sob outros nomes, como por exemplo, a "Doença dos Escribas", que nada mais era do que uma tenossinovite, que praticamente desapareceu depois da invenção da imprensa por Gutemberg. Ramazzini, em 1700, também descreve a doença dos escribas e notórios. Em 1895 o cirurgião suíço Fritz de Quervain descrevia a “Entorse das Lavadeiras”, atualmente conhecida como Tenossinovite de Quervian, um tipo de doença causada por esforço repetitivo.A LER, entretanto, acentuou-se demasiadamente na década de 1990, com popularização dos computadores pessoais.
Mas de acordo com o médico do trabalho Paulo Barros, da
...