TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LER/DORT Nos Profissionais De Enfermagem: Uma Revisão Narrativa

Trabalho Universitário: LER/DORT Nos Profissionais De Enfermagem: Uma Revisão Narrativa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  4.985 Palavras (20 Páginas)  •  970 Visualizações

Página 1 de 20

LER/DORT nos profissionais de enfermagem: uma revisão narrativa

Carlos André Melo

RESUMO

Artigo de revisão narrativa que aborda a L.E.R – Lesão do Esforço Repetitivo, também conhecida por D.O.R.T (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho), nos profissionais de enfermagem, buscando uma alcançar uma melhor compreensão acerca do tema. Sabe-se que a L.E.R. tem atingido milhões de trabalhadores em todo o mundo, em decorrência da execução repetitiva de movimentos corporais, que sobrecarregam nervos, tendões e músculos, prejudicando a qualidade de vida do trabalhador e seu tempo útil no trabalho. A L.E. R/D.O.R.T é proveniente da execução repetitiva de movimentos corporais, sobrecarregando nervos e músculos de determinadas partes do corpo, como mãos, braços e ombros. No Brasil, os primeiros casos de LER/DORT surgiram para o profissional digitador na década de 80. A partir desta data, a ocorrência desse grupo de doenças vem aumentando cada vez mais, atingindo outros profissionais. O objetivo do estudo foi compreender os fatores que levam os profissionais de enfermagem a desenvolverem L.E. R,/D.O.R.T, buscando um entendimento maior acerca desta enfermidade. A LER/DORT constitui uma realidade entre os trabalhadores de enfermagem, sendo responsável por adoecimentos e afastamentos ao trabalho, devendo receber atenção especial no que diz respeito à saúde do trabalhador, onde se devem identificar os riscos ocupacionais, realizando medidas de prevenção e orientação com os profissionais. O diagnóstico precoce ajuda na reabilitação. A prevenção ainda é a melhor decisão a ser tomada.

Palavras-Chave: L.E.R. DORT. Enfermagem.

ABSTRACT

Narrative review article that addresses RSI - Repetitive Strain Injury, also known as MSDs (musculoskeletal disorder related to work) in professional nursing, seeking to achieve a better understanding about the subject. It is known that L.E.R. has reached millions of workers around the world, due to the repetitive execution of body movements that overload the nerves, tendons and muscles, impairing the quality of life of workers and their working time at work. The LER / DORT comes from the execution of repetitive body movements, straining nerves and muscles in certain parts of the body like hands, arms and shoulders. In Brazil, the first cases of RSI / WMSD emerged for professional typist in the 80s From this date, the occurrence of these diseases is increasing more and more, reaching other professionals. The aim of the study was to understand the factors that lead nurses to develop RSI / WMSD, seeking a greater understanding about this disease. The LER / DORT is a reality among nursing staff, being responsible for illnesses and absences from work, should receive special attention with regard to worker health, where to identify occupational hazards, carry out preventive measures and guidance professionals. Early diagnosis helps in rehabilitation. Prevention is still the best decision to be made.

Keywords: L.E.R. MSDs. Nursing.

INTRODUÇÃO

O presente artigo focaliza a L.E. R – Lesão do Esforço Repetitivo, também conhecida por D.O.R.T (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho), doença do trabalhador pós-moderno, no intuito de ampliar a compreensão acerca dessa enfermidade que vem acometendo milhares de pessoas em todo o mundo. A L.E. R/D.O.R.T é proveniente da execução repetitiva de movimentos corporais, sobrecarregando nervos e músculos de determinadas partes do corpo, como mãos, braços e ombros. Os avanços tecnológicos têm contribuindo para o surgimento de doenças como a L.E.R., dada a chegada de inúmeras máquinas e da era digital (BAPTISTA ET AL, 2011).

A maior parte das inovações tecnológicas pós-modernas exige o uso das mãos e dedos, como o controle remoto, o aparelho celular, o computador, iphone, máquinas leitoras de código de barra, os jogos de video-games, entre outros instrumentos essencialmente digitais. Isso tem favorecido o aparecimento das doenças nas extremidades do corpo como mãos, punhos, dedos, ombros, coluna, etc. Gontijo et al (2012), afirma que, no Brasil, os primeiros casos de LER/DORT surgiram para o profissional digitador na década de 80. A partir desta data, a ocorrência desse grupo de doenças vem aumentando cada vez mais, atingindo outros profissionais. Segundo os autores, no início da década de 90, “as LER/DORT, juntamente com a surdez, tornaram- se as doenças do trabalho mais notificadas pelo INSS e as que mais demandaram serviços de saúde ao trabalhador”.

Lelis et al (2012), apontam que, na atualidade, já se tem conhecimento de que os DORT não são originados somente por lesões repetitivas como se pensava, pois estão, relacionados a diversas atividades, ocorrendo em uma grande multiplicidade de profissões. Inclusive, estudos vem abordando os problemas do aparelho osteomuscular atribuídos à atividade laboral das profissionais de enfermagem, revelando um grave problema à saúde dessa categoria no Brasil. Como esses distúrbios também acontecem em donas de casa, em função de suas atividades domésticas, já não são reconhecidos como sendo propriamente doença do trabalho, ficando difícil comprovar essa associação da doença com a atividade laboral. A classificação dos DORT inclui um grupo heterogêneo de distúrbios funcionais e/ou orgânicos tais com: “as tenossinovites, tendinites, sinovites, peritendinites, em particular de ombros, cotovelos, síndrome compressivas dos nervos periféricos; além de sintomatologias mais disseminadas, como a síndrome miofascial, fibromialgia e distrofia simpático-reflexa” (LELIS ET AL, 2012).

O objetivo do estudo foi compreender os fatores que levam os profissionais de enfermagem a desenvolverem L.E. R,/D.O.R.T, buscando um entendimento maior acerca desta enfermidade. Os objetivos específicos foram: caracterizar L.E. R/D.O.R.T; descrever as causas da L.E.R/ D.O.R.T; apresentar as estratégias utilizadas para a prevenção da L.E.R/D.O.R.T nos profissionais de enfermagem. A pergunta norteadora do estudo é: quais as estratégias utilizadas para a prevenção da L.E. R/D.O.R.T nos profissionais de enfermagem?

O interesse pelo tema surgiu por observar a quantidade de pessoas que se queixam de dores em seus membros, em decorrência da atividade laboral. Não são poucos os casos de trabalhadores precocemente inválidos por conta do mau uso do corpo, ou afastados temporariamente de suas funções por esse motivo.

O tema é relevante, pois diz respeito a todos os trabalhadores, incluindo os profissionais de enfermagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com