Dossiê negociador
Seminário: Dossiê negociador. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jhonywesley • 15/3/2014 • Seminário • 319 Palavras (2 Páginas) • 228 Visualizações
M.Augusto
Dicas para se tornar um negociador de sucesso
Muitas pessoas acreditam que a capacidade de negociar, com eficiência e eficácia, é um dom. Que algumas pessoas nascem com características de personalidade que propiciam esse tipo de relação. O que se sabe é que, realmente, algumas pessoas demonstram ter um talento natural para essa atividade, através da comunicação, persuasão e racionalidade.
Em sendo assim, será que só essas pessoas conseguirão obter sucesso como negociadores?
De acordo com uma recente pesquisa britânica, quem considera que negociar é apenas um privilégio para poucos está enganado. A International Association for Contract and Commercial Management e o Huthwaite International realizaram um estudo para mapear os atributos do negociador de sucesso. Através da análise de 124 negociadores de empresas e instituições, o estudo concluiu que a negociação é uma atividade que requer capacitação e aprendizado ao longo da vida.
O especialista Diego Maia revela que não existe um perfil ideal para esse profissional negociador. "Qualquer pessoa, de qualquer profissão, se quiser, pode se tornar uma negociadora de sucesso. Para tanto, essa pessoa precisa estar sempre bem informado e antenado. 'Devorar' jornais, revistas e portais de internet em busca de conteúdo. Deve conhecer pessoas, fazer cursos e participar de palestras mesmo que não tenham ligação direta com seu trabalho. Seu lema deve ser: 'conhecimento não ocupa espaço'".
Para Fábio Bandeira de Mello, do portal http://www.administradores.com.br/, “Não existe um modelo básico de negociação, mas um conjunto de habilidades e técnicas que tornam a pessoa um bom negociador. O especialista Diego Maia relata 10 passos importantes nesse processo de se tornar um negociador referência. Confira:
1- Não tenha pressa; 2- Nunca interrompa raciocínios; 3- Faça o outro falar mais do que você; 4- Use sempre “nós”, nunca você; 5- Nunca supervalorize a si mesmo, nem ao outro; 6- Se o local não for adequado, não negocie, apenas converse; 7- Tenha percepção ativa, registrando reações fisionômicas e físicas; 8- Olhe nos olhos; 9- Concorde com superficialidades; 10- Troque concessões; não seja o único a conceder.
http://etyos.blogspot.com.br/2010/08/dicas-para-se-tornar-um-negociador-de.html
...