Dr. Esgago
Artigos Científicos: Dr. Esgago. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patriciamagda • 13/9/2014 • 298 Palavras (2 Páginas) • 297 Visualizações
Relatório do vídeo: Documentário Dr. Esgargô
Esse documentário mostra um projeto nomeado Dr. Esgargô criado no ano de 2000 em Pirassununga com a iniciativa da professora Maria de Fátima, utilizando escargôs, passarinhos e pombos, trabalhando as possibilidades com crianças com crianças com hiperatividade, paralisia cerebral, autista e sindrome de down, que consiste em uma Terapia Assistida por Animais. Com o tempo o projeto se expandiu e foi inseridos no projeto outros animais e uma equipe multisciplinar de psicólogo, fisioterapeutas, atuando também nos asílos e observaram que os passáros tinham a maior preferencia entre os idosos estimulando a afetividade.
As aulas com animais diferente e ficaram mais interessantes, o contato com esgargôs a sensação despertou a curiosidade, repulsa e a sensação mole nas mãos de forma. O olhar do esgargô semelhou-se com o olhar de uma criança com necessidade especial.
As crianças tem contato com os animais fazendo os cuidados com alegria e afetividade. Também podem levar para casa nos finais de semana por meio de sorteio com o auxilio dos pais os tornando mais participativos. Essa Terapia Assistida por animais estímula os aspectos psicológicos quanto físicos.
Após 7 anos 700 crianças já foram atendidas, com bons resultados em seu comportamento e desenvolvimento.
Os alunos que tiveram esse contato com os animais, se transformaram, modificaram.
Começaram a se alimentar melhor.
Os alunos do ensino fundamental adquiriram aprendizados com os cuidados dos animais.
Houve uma colaboração de alunos que já participaram do projeto e hoje estão no ensino médio, transferindo conhecimentos utilizando atividades interativas como apresentações de teatro, essa iniciação cientifica auxiliam no projetos a trabalhar com outra vida coloca os jovens mais conscientes.
Educação para sensibilidade é um grande ganho ao projeto, e que as crianças tenhan uma visão mais humanitário e responsabilidades para trabalhar com os cuidados de outras vidas.
...