Dragão Tatu é Muito Forte.
Exames: Dragão Tatu é Muito Forte.. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ECRS • 5/5/2014 • 1.007 Palavras (5 Páginas) • 263 Visualizações
Professor Jair Rottini
Grupo: Jéssica Cristina ( RA:8487886783)
Camila Ferreira (RA:8412982112)
Thamirys R. Silva (RA:8093903045)
Nicoli
Anna
PLT 111 –RESUMO
CAPÍTULO 1 -HEXAGRAMA – SÍNTESE
Segundo Alfred North Whitehead, a educação é uma ferramenta, que contribui para aquisição de novos conhecimentos, e uma vida crescentemente melhor. Não somente em bens palpáveis, mas para percepção sistêmica de nosso cotidiano.
Segundo Freire toda atividade educacional, baseia-se no senso crítico ( utilizar o “não acredito”) pois os métodos conservadores não potencializa as inteligências múltiplas de cada pessoa. A necessidade de sermos céticos, sobre a verdade que nos é apresentada, desperta nosso senso crítico, desenvolvendo um conjunto organizado de conhecimento.
Gadner pressupõe três teorias básicas:
• as pessoas são iguais;
• um processo educacional funciona eficazmente se levarmos em consideração as diferenças individuais;
• não há como basear-se em uma dimensão única de inteligência;
Porém, ao aprofundar o autor estabelece números de critérios, auxiliando estabelecer um conjunto de inteligência que difere um individuo do outro, cada pessoa possui (singularmente ou em pluralidade) inteligência diferenciada, adquirindo e representando o conhecimento de forma variada.
A estratégia de Freire era utilizar técnicas de soluções problemáticas para adquirir a percepção crítica, cujo cada ser passa a encarar o mundo em transformação, acentuando-se para as mudanças no mundo a nosso redor. Entretanto, para obter uma melhor análise de nossas condições, devemos buscar a informação, para consequentemente adquirirmos novos conhecimentos com prática de estudo e aprendizagem cotidiana, praticando de forma construtiva e desejável, conectando naturalmente.
A organização de aprendizagem é também importante, e se composta por um grupo de pessoas procura aprimorar a capacidade de cada pessoa de criar seu próprio futuro. Peter Senge sugere que para integrarmos a aprendizagem parte-se de cinco componentes:
• Domínio pessoal: onde aprendemos a colocar em praticar e a aprofundar nossos objetivos pessoais;
• Modelos mentais: cujo devemos estar atentos às formas de pensamentos coerentes na organização, sendo facilitadoras ou bloqueadoras dentro e/ou fora das entidades;
• Visão compartilhada: clareza individual, não sendo mais vista como algo separado e sim de um objetivo só;
• Aprendizagem em grupo: envolvendo diálogo e discussão com a finalidade de buscar alternativas positivas para melhorias;
• Por fim Pensamento sistêmico: compreendendo a organização como sistemas abertos, dando a relevância a pequenas tarefas, setores ou repartições, interagindo e conectar-se a todas variáveis.
A abrangência da inteligência emocional é outra ferramenta importante dentro e fora das organizações, pois a forma com que lidamos emocionalmente conta e muito com os problemas rotineiros na sociedade. Goleman institui que a inteligência emocional inclui autocontrole, zelo e persistência, e a habilidade de se motivar.
A finalidade empreendida por Goleman, é de trazer inteligência para a emoção, significando colocar a emoção no centro de nossas atitudes necessárias, para as atividades do bem viver, potencializando nosso intelecto nos proporcionando melhores oportunidades.
A emoção pode ou não contribuir positivamente em nosso comportamento dentro ou fora das organizações, fora do controle pode nos impedir intelectualmente e a aprendizagem torna-se inviável. Em suma, há diversas formas de administrarmos nossas emoções, gerenciando-as e colocando-as sob controle e a nosso serviço, buscando melhorar nosso desempenho pessoal e organizacional, utilizando de ciências e práticas cotidianas, objetivando proporcionar um sentimento de bem-estar.
Conclui-se que o objetivo do hexagrama é mostrar-nos que as ideias e teorias de autores conceituados sobre o comportamento, procura compreender características individual de cada ser, delineando elementos relevantes a área do conhecimento, pois as atitudes comportamentais podem e muito interferir nas metas e objetivos das organizações. Identificar e interligar relações em comuns com cada conceito, permitindo trabalhar a aprendizagem do comportamento organizacional com um olhar holístico, onde consequentemente trará satisfações positivas para as organizações,
...