TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drogas - Lícitas E Ilícitas

Trabalho Escolar: Drogas - Lícitas E Ilícitas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 2

É considerada droga toda e qualquer substância que modifica a consciência e provoca dependência. O termo também é destinado aos produtos utilizados em farmácias, tinturarias, etc., incluindo o famoso remédio para a incômoda dor de cabeça.

Na antiguidade a palavra phármakon era utilizada pelos gregos para denotar droga que curava, ou seja, remédio, mas ao mesmo tempo também servia para veneno. É improvável afirmar qual foi a primeira droga utilizada pelo homem, até mesmo porque isso aconteceu a milhares de anos e não existem registros para comprovar.

A droga pode ser natural ou sintética, obtida através de plantas ou minerais específicos, ou produzida em laboratórios, respectivamente. As drogas lícitas têm permitida sua fabricação, comercialização e uso por lei, dentre elas estão bebidas alcoólicas, cigarro e remédios. Já as ilícitas têm uso, fabricação e comercialização proibidas por lei em alguns países, como por exemplo a maconha, o crack, o oxi, etc.

-Drogas Psiconalépticas

Psiconalépticas ou psicoestimulantes, ou estimulantes centrais, são drogas que provocam o aumento da atividade motora ou psíquica.

Já algo comum entre o estudante que toma café para ficar acordado e ler, o índio boliviano que masca tranqüilamente sua folha de coca à beira da estrada, o suicida que ingere grande dose de estricnina e o artista que experimenta LSD para ter visões: todos eles estão usando substância psiconalípticas. O uso de drogas que altera o humor e o comportamento do homem é conhecido desde a Antigüidade e difundiu-se pôr todo o mundo.

Os estimulantes do sistema nervoso central podem ser divididos em três classes principais, segundo a região afetada pôr sua dosagem mínima efetiva:

Psicomotores: Em pílulas são encontradas as anfetaminas, que também podem aumentar a capacidade de concentração e de realização de trabalho mecânico, especialmente a metanfetamina. De efeitos semelhantes, porém mais fracos existem o metilfenidato, o pipadrole e o dianol. Um dos problemas das anfetaminas é que, após o período de estimulação, pode seguir-se uma depressão profunda. Para esse tipo de problema existem outras drogas, de efeito antidepressivo como a imipramina, que substitui o emprego de choques elétricos.

Outras substâncias antidepressivas agem como inibidoras da monoaminoxidase (MAO). O principal grupo delas é derivado da hidrazina que antagonizam a depressão, produzem sensação de bem-estar e aumento da capacidade motora. São, entretanto, muito perigosas para o fígado, especialmente a ipronizida, que causa necroses hepáticas fatais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com