TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Durkheim

Tese: Durkheim. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  Tese  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 5

Compreensão do texto.

1º Segundo o texto, quais eram, para Durkheim, os objetivos da sociologia?

Imbuído dos princípios positivistas, Durkheim queria definir com rigor a sociologia como ciência, estabelecendo seus princípios e limites e rompendo com as idéias de senso comum – os “achismos” – que interpretavam a realidade social de maneira vulgar e sem critérios.

2º Como o texto descreve o fato social, segundo a visão de Durkheim?

O fato social é experimentado pelo individuo como uma realidade independente e preexistente. Assim, são três as características básicas que distinguem os fatos sociais. Coerção social, é imposto através da força, exteriores que esta na sociedade, coletivos – todos pensam iguais, esta na consciência coletiva, gerais, existe em todas as sociedades.

3º Quais são os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?

Para ele, como para os positivistas de maneira geral, a explicação cientifica exige que o pesquisador estabeleça e mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos, procurando preservar a objetividade de sua analise.

4º Que lei geral Durkheim estabelece para a evolução das espécies sociais?

Durkheim considerava que todas as sociedades haviam evoluído a partir da horda, a forma social mais simples , igualitária, reduzida a um único segmento em que os indivíduos se assemelhavam aos átomos, isto é, se apresentavam justapostos e iguais. Desse ponto de partida, foi possível uma serie de combinações das quais originaram-se outras espécies sociais identificáveis no passado e no presente, tais como os clãs e as tribos.

Interpretação, problematização e pesquisa.

5º Durkheim afirma:

“Existem, pois, espécies sociais pela mesma razão por que existem espécies em biologia. Estas, com efeito, são devidas ao fato de que os organismos não constituem senão combinações variadas de uma única e mesma unidade anatômica.”

Que características da escola positivista podemos encontrar nesse texto?

Porque ele pegou as mesmas idéias da biologia que tem que ser comprovada, experimentada, observada, descrita, e colocou na sociologia, portanto existem as espécies biológicas e as espécies sociais, com suas variações anatômicas, ou seja um fato social tem varias partes que formam uma unidade, como o corpo com sua anatomia tem vários órgãos que formam uma anatomia completa.

6º Defendendo a impar a imparcialidade e a objetividade da ciência, Durkheim afirma:

“O sentimento é objeto da ciência, não é critério de verdade cientifica”.

Para Durkheim, a verdadeira ciência deve se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista? Por quê?

Não, porque assim como os fatos sociais o sociólogo como o cientista não pode colocar o que pensa o que sente na ciência, a ciência deve ser estudada, analisada, comprovada através de experimentos para ser declarado uma ciência, portanto a verdadeira ciência é aquela comprovada através de estudos.

7º Afirmamos que Durkheim considerava a educação, formal e informal, como elemento importante de integração dos indivíduos à sociedade. Você concorda com essa posição? Argumente.

Sim, pois para mim educação é essencial na vida de um ser humano, pois sem ela não conseguimos analisar um fato e ter uma opinião, pra mim educação e sinônimo de aprendizado de saber, pois é através da educação que consigo apreender e ter conhecimento de fatos que nos afetam tanto no dia a dia, quanto no trabalho, com as pessoas, enfim no nosso convívio na sociedade.

8º Durkheim considerava a generalidade elemento essencial do fato social. Procure em jornais e periódicos fatos sociais segundo esse critério.

9º O crime para Durkheim, é um fato social normal ou patológico? Por quê? Discuta se o aumento vertiginoso da criminalidade nos últimos anos no Brasil e em outras sociedades permite ainda classificar o crime como um fato social normal.

É um fato normal não apenas por ser encontrado em toda e qualquer sociedade e em todos os tempos, mas também por representar um fato social que integra as pessoas em torno de determinados valores. Punindo o criminoso, os membros de uma coletividade reforçam seus princípios, renovando-os. O crime tem, portanto, uma importante função social. Acredito que o principio ao Durkheim se refere vale até os dias de hoje, pois é um fato que afeta a sociedade de uma forma negativa, sim, mas continua sendo encontrado em toda e qualquer sociedade, portanto continua sendo um fato social normal.

10º Busque no texto o conceito de consciência coletiva e, e com a classe, encontrem na experiência de vida de cada um exemplos que sirvam de ilustração para essa definição.

Consciência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com