ECONOMIA BRASILEIRA
Ensaios: ECONOMIA BRASILEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: michellycamargo • 26/2/2014 • 327 Palavras (2 Páginas) • 270 Visualizações
Depois de estudar sobre os ciclos econômicos que vigoraram no país por mais de quatrocentos anos, elabore um comparativo entre a economia agrícola daquela época e a dos dias atuais. Saliente os aspectos que se assemelham ou, por sua vez, que se distinguem nos períodos. (no mínimo 15 linhas)
(3,0 pontos)
O Brasil se consolidou aos moldes do capitalismo colonial, sendo colônia de Portugal, produzíamos equivalente ao interesse da metrópole, não havia investimentos em nosso território tão pouco empreendedores ou burgueses interessados em estabelecer-se em nossas terras. A falta de infra-estrutura e modernização culminou em um país, hoje, subdesenvolvido, ainda com uma maior produção agrária. Porem atualmente, a prática do mercantilismo se inverte, já somos independentes economicamente e protetores de nossa própria produção, há a pratica do protecionismo, balança comercial favorável e o intervencionismo estatal, para fortalecer o mercado nacional, o que antes era praticado somente pelas metrópoles, enquanto estávamos a mercê dessas práticas.
Outro fator que difere amplamente nestes dois períodos é o pacto colonial, que antigamente dava exclusividade a metrópole como única fornecedora e compradora da colônia, comprando barato e fornecendo a preços altos, e com o passar do tempo e a vinda do capitalismo transformou este monopólio de compra e venda em um amplo mercado mundial, com comercio livre, o que da liberdade de escolha diante de preços e qualidade para todos.
...