ECONOMIA NO MUNICIPIO DE TANHAÇU - BAHIA
Dissertações: ECONOMIA NO MUNICIPIO DE TANHAÇU - BAHIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LEIDEMORAES • 13/10/2013 • 1.624 Palavras (7 Páginas) • 1.120 Visualizações
FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE
Aline Martins, Brenda Brito, Bruna Alves,
Dalila Costa, Edimilson Nery, Isaias,
Marilia Moraes, Mauricio
ESTUDO DE CASO
ECONOMIA DO MUNICIPIO DE TANHAÇU-BAHIA
Vitória da Conquista - BA
SETEMBRO DE 2013
FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE
Aline Martins, Brenda Brito, Bruna Alves,
Dalila Costa, Edimilson Nery, Isaias,
Marilia Moraes, Mauricio
ESTUDO DE CASO
ECONOMIA DO DO MUNICIPIO DE TANHAÇU-BAHIA
Relatório De Pesquisa apresentado ao professor Euclides Bittencourt como requisito parcial para avaliação da disciplina Economia do I semestre do curso de Direito da Fainor Vitória da Conquista.
Vitória da Conquista - BA
SETEMBRO DE 2013
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo aprimorar conhecimentos sobre a economia do Uruguai, trazendo para melhor compreensão informações de toda estrutura do Uruguai não podendo deixar de comentar da superfície, população, habitantes, localização.
Nos estudos efetuados vem também ressaltar o PIB uruguaio, expondo suas rendas e suas taxas de pobreza, apresentando em forma de gráficos alguns comparações de faturamentos econômicos do país.
Todas estas questões serão devidamente ponderadas ao longo deste estudo, levantando dúvidas juntamente com o esclarecimento sobre a economia do Uruguai agregando gráficos para melhor compreensão do levantamento feito dos valores envolvidos.
2. ECONOMIA DO MUNICIPIO DE TANHAÇU-BA
Tanhaçu originou-se da língua Tupi-guarani, cujo significado é Porco Grande, pois sua região era primitivamente habitada por índios e existia grande quantidade de porcos.
O município de Tanhaçu-Ba possui uma superfície de 1.234,443 quilômetros quadrados, e estima-se uma população de 20.022 habitantes (dezembro-2010). Está localizado no centro sul baiano, e limita-se com os municípios de Mirante, Caetanos, Aracatu, Brumado, Ituaçu e Contendas do Sincorá. A hidrografia é o Rio de Contas e o clima é tropical com estação seca.
O PIB tanhaçuense atingiu em 2010 R$ 92.825 milhões, estando o município ocupando a posição de número 192 em relação aos 415 municípios baianos, representando um PIB por habitante de R$ 3.103 reais;
Tanhaçu, típico do interior nordestino, sobrevive da agricultura, pecuária e do comércio local. Ligado pelas rodovias BA 030 e BA 116 a capital do Estado e as regiões nordeste e sudeste do país sofreu um certo progresso pelo intercâmbio comercial ocorrido, principalmente com os municípios de Brumado, vitória da Conquista e Jequié. A partir da pavimentação e do asfaltamento destas rodovias, mas não suficiente para sua autonomia. Possui um território denominado de Sertão Produtivo, onde a base da economia é composta por lavradores e quanto aos indicadores de renda e pobreza o município vem melhorando sua qualidade de vida. O IDH (índice de desenvolvimento humano) é 0.654 ocupando a 98˚ posição no ranking dos municípios baianos e a posição de 3694˚ no Brasil. O pessoal ocupado gira em torno de 1 421 pessoas.
Na pecuária tem destaque as criações de suínos, equinos, asininos, muares e ovinos. . No setor de bens minerais, é produtor de cal, calcário e mármore. O comércio é variado, com casas comerciais, que vendem por atacado e varejo os mais diversos tipos de mercadorias, e também a feira livre que é realizada semanalmente (Segunda-feira) no Mercado Municipal. Conta apenas com 01 agencia bancária, o Banco do Brasil S/A, um anexo da agencia bancaria do Bradesco de Ituaçu e uma casa lotérica. O setor industrial possui algumas indústrias de pequeno porte: corretivo de solo, blocos e tijolos, cal e também fábricas de tecidos de malhas. Conforme dados do IBGE, o número de estabelecimentos industriais do município até o ano de 1995, totalizou-se 35, com a seguinte distribuição: 11 de minerais não-metálicos, 01 de metalurgia, 05 de madeira, 03 mobiliário, 01 de produtos alimentícios, 06 de construção, 08 diversificadas.
Com a instalação do Canteiro de Obras da VALEC (Engenharia, construções e Ferrovias S.A), A licença de instalação permite, por exemplo, construir cidades-alojamento para os trabalhadores, com toda a infraestrutura necessária (água, esgoto, energia elétrica, etc), além da real geração de empregos mediante incentivos fiscais por parte do Poder Executivo da cidade;
A economia local após a instalação da cidade-alojamento para dar sequências as obras da FIOL, foi altamente modificada, desde a produção agrícola ao setor do mercado imobiliário. E supõe que após a conclusão da obra, a nova ferrovia terá um papel tão relevante para a economia e o desenvolvimento do Estado que pode ser comparada à importância que terá a Ferrovia Norte Sul para a economia brasileira, para a integração das regiões e dos modais de transporte. Estudos iniciais apontam que a sua implantação viabilizará o imenso potencial produtivo do interior e Oeste baiano, gerando divisas para os municípios por onde vão passar os trilhos da nova estrada, além de milhares de empregos diretos e indiretos. Os setores mais diretamente beneficiados serão os de mineração e produção de grãos, que passarão a contar com uma estrutura de transporte eficiente, mais rápida e de custo mais barato para o transporte das riquezas produzidas na região, quer para o mercado interno, quer para a exportação.
3. ANÁLISE GRAFICO DA ECONOMIA DO MUNICIPIO DE TANHAÇU - BA
A análise das ilimitadas necessidades humanas e da escassez de recursos empreendida conduz à conclusão de que a Economia é uma ciência ligada ao
...