DIAGNÓSTICO DA COMERCIALIZAÇÃO DO CAMARÃO NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS - BAHIA
Trabalho Escolar: DIAGNÓSTICO DA COMERCIALIZAÇÃO DO CAMARÃO NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS - BAHIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandraargolo • 18/11/2013 • 6.959 Palavras (28 Páginas) • 282 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
SANDRA MARLI SANTOS ARGÔLO
DIAGNÓSTICO DA COMERCIALIZAÇÃO DO CAMARÃO
NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS – BAHIA
ILHÉUS – BAHIA
2008
SANDRA MARLI SANTOS ARGÔLO
DIAGNÓSTICO DA COMERCIALIZAÇÃO DO CAMARÃO
NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS – BAHIA
Monografia apresentada, como requisito parcial para a conclusão da graduação do curso de Economia, à Universidade Estadual de Santa Cruz.
Área de concentração: Comercialização.
Orientadora: Profª. Aline Souza
ILHÉUS – BAHIA
2008
SANDRA MARLI SANTOS ARGÔLO
DIAGNÓSTICO DA COMERCIALIZAÇÃO DO CAMARÃO
NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS – BAHIA
Ilhéus-BA, __/__/2008.
____________________________________________________
Aline Souza
UESC
(Orientadora)
____________________________________________________
Nome
UESC
____________________________________________________
Nome
UESC
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho aos meus pais Valdice e Dudé, aos meus filhos Jamille, Bruno e Julliana, por se constituírem diferentemente enquanto pessoas, igualmente amigos, belos e admiráveis em essência, estímulos que me impulsionaram a buscar vida nova a cada dia, meus agradecimentos por terem aceito se privar da minha companhia pelos estudos, concedendo a mim a oportunidade de me realizar ainda mais.
AGRADECIMENTO
A Deus, pela iluminação e direcionamento dado à minha vida, me amparando nos momentos de dificuldade e abençoando todas as minhas conquistas.
A professora Aline Souza pela orientação dada ainda quando em situação adversa, mas sempre reunindo forças para auxiliar-me na conclusão do presente trabalho monográfico.
Aos professores Pedro Lopes, Aurélio Macedo e Fernando Rios por tornar esses anos de faculdade muito mais interessantes, deixando desde já muita saudade.
Aos meus irmãos, sempre tão generosos e amigos, cada uma à sua maneira.
As amigas e filhas do coração Mércia e Marlúcia pela generosidade.
Aos professores e funcionários, especialmente Sinval que colaboraram direta e indiretamente para esta conquista.
Ao primo e amigo especial Fernando Pimenta, dono de um imenso coração, o mago que tornou possível meu sonho.
ANÁLISE DA COMERCIALIZAÇÃO DO CAMARÃO NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS, NO ANO DE 2007
RESUMO
O presente estudo analisa a comercialização do camarão no município de Ilhéus (Bahia) no ano de 2007; especificamente compara as informações econômicas dos agentes envolvidos, analisa as modificações do preço inicial para o preço final, identifica os pontos de entrega do camarão (o destino da produção), caracteriza economicamente os pescadores e proprietários de embarcações. Inicialmente abordar-se-á de maneira sucinta a atividade pesqueira desse crustáceo e sua introdução como atividade pesqueira geradora de renda e emprego, vez que a pouca utilização de tecnologia a assinala como uma atividade com predomínio de técnicas artesanais, destarte, empregando uma substancial quantidade de mão de obra. Para obtenção dos dados primários obtidos inerentes ao município de Ilhéus, foi aplicado um questionário para os comerciantes de camarão. Observa-se que a maioria dos agentes envolvidos tem muitos anos de atividade, a maioria do pescado destina-se em sua maioria a colônia. Ressalta-se que para os donos de peixarias o problema da atividade está nos atravessadores, já para a colônia acrescenta-se aos atravessadores, os cheques sem fundo e para os pescadores e proprietários de embarcações são preços baixos e mão-de-obra cara. Centralizando-se nos pescadores e proprietários de embarcações percebe-se que são pessoas de baixa escolaridade, naturais de Ilhéus, renda familiar de 1 salário mínimo e o grau de satisfação é bom. Enfim, revela-se um mercado de ferramentas artesanais, custos elevados para a captura do camarão, e forte influência dos agentes intermediários sobre o preço inicial, como também no preço ofertado ao consumidor final.
Palavras chaves: atividade pesqueira, comercialização, pescadores
1. INTRODUÇÃO
A atividade pesqueira
...