TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FISICA

Exames: EDUCAÇÃO FISICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

ESPORTE

Barbanti (2006, p. 54) nos revela três condições que se deve considerar para desenvolver uma definição de esporte:

1. Esporte refere-se a tipos específicos de atividades;

2. Esporte depende das condições sob as quais as atividades acontecem;

3. Esporte depende da orientação subjetiva dos participantes envolvidos nas atividades;

Quando tratamos do esporte referindo-se a tipos específicos de atividades, falamos do uso de atividades motoras, proeza física ou esforço físico. Para simplificar, pense em um jogo de xadrez, são mínimos os fatores físicos que envolvem o jogo, como a simples habilidade motora de mover as peças sem derrubar as demais do tabuleiro correto? Logo, xadrez não deve ser considerado como esporte.

Quanto às condições sob as quais as atividades acontecem, nos revela que uma atividade, mesmo possuindo atividade física do mais elevado grau, somente será esporte se possuir alguma forma de competição ocorrida sob condições formais e organizadas. Por exemplo, quando dois amigos, em um campo de futebol, disputam pela quantidade de gols que conseguem fazer. Isso seria esporte? Embora apresente claramente um tipo de competição, não podemos considerar essa atividade como esporte, pois não possui condições formalizadas e organizadas, ou seja, não é uma atividade física competitiva institucionalizada, como uma partida de futebol entre São Paulo e Corinthians, ou quaisquer outros times.

E finalmente, a dependência da orientação subjetiva dos participantes envolvidos nas atividades refere-se aos motivos pelos quais os participantes praticam o esporte, seja por motivações intrínsecas, como o prazer e a liberdade que o esporte traz, ou pelas motivações extrínsecas, como remuneração, premiação, fama garantida pela vitória da competição.

O fato é que as duas motivações devem ser importantes, cada uma na sua medida (e essa medida não é possível delimitar, pois é subjetiva a cada participante), porém é importante frisar que o ideal é não haver ausência de uma ou de outra, pois se a prática da atividade somente for por motivações intrínsecas, corre-se o risco do esporte virar apenas uma brincadeira, pela ausência do anseio da vitória, o que teoricamente não pode concretizar a competição. Já se apenas as motivações extrínsecas tomarem conta dos participantes, tende-se a perder o “espírito esportivo” e a atividade se tornar um espetáculo ou apenas uma comercialização.

Portanto, baseado nas informações, Barbanti (2006, p. 57) define esporte como “um atividade competitiva institucionalizada que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos, cuja participação é motivada por uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos”

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO .

http://www.portaleducacao.com.br/educacao-fisica/artigos/55144/definicao-de-esporte#ixzz32kiE9ASU

ESPORTE NA ESCOLA E DA ESCOLA

O esporte na escola são aqueles esportes trazidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com