EFFICIENT CONSUMER RESPONSE (ECR)
Monografias: EFFICIENT CONSUMER RESPONSE (ECR). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: niedjha • 19/6/2014 • 661 Palavras (3 Páginas) • 382 Visualizações
EFFICIENT CONSUMER RESPONSE (ECR) busca a melhoria da qualidade, por meio da simplificação, padronização e racionalização e todo processo de distribuição, e assim como a redução de custos e troca de informações da cadeia de valor, envolvendo varejistas e seus fornecedores. Em outras palavras, o ERC engloba ferramentas tecnológicas e ações práticas, com o objetivo de estreitar e aperfeiçoar o relacionamento entre a indústria e o comércio, tendo a finalidade de prestar melhores serviços ao cliente.
Pode-se, também, dizer que o ECR é constituído de um conjunto de conceitos, alguns já existentes e outros desenvolvidos mais recentemente, que se alinham com a teoria do redesenho dos procedimentos da administração da cadeia de suprimentos, visando eliminar custos e tempos que não adicionem valor para o consumidor.
As principais ferramentas do ECR são
• Comunicações on line
• Reposição contínua
• Custeio baseado em atividades (ABC – Activity Based Costing)
• Administração de categorias
O ECR compartilha intensivamente as informações entre fabricante e varejista, trazendo melhorias nos tempos de resposta para as variações da demanda ocorridas no mercado. É possível compreender até as sazonalidades de cada item, ajudando a gerenciar o reabastecimento de mercadoria (quando, quanto e onde). Com isso é possível determinar quantidades exatas e momento de reabastecimento de cada unidade, evitando problemas de estoque. O ECR mostra através de informações em tempo real as características de cada empresa, o mix adequado de produtos para cada cliente, a demanda e o comportamento de cada região dimensionando, assim, melhor o estoque entre elas.
No Brasil o ECR vem sendo implementado pelo setor supermercadista desde 1994, com a firme atuação do Movimento ECR Brasil, uma entidade formada por fornecedores e varejistas do setor supermercadista.
As empresas que fazem uso dos benefícios do ECR tendem a se tornar líderes. No setor varejo, grandes empresas investiram desde o início, em uma ou mais ferramentas do ECR, em vista de seu poder econômico, mas aos poucos algumas empresas agressivas de menor porte, também se envolveram com o ECR e já usufruem de seus benefícios.
Há dois tipos de empresas, os Atacadistas e os Distribuidores, os quais podem ser definidos como:
• Atacadista – Empresa que compra mercadorias de fornecedores em grandes lotes e as revende ao varejo, e em alguns casos diretamente ao consumidor final, não tendo, em geral, compromissos de exclusividade ou de mix com os fornecedores;
• Distribuidor - Empresa que compra mercadorias de fornecedores em grandes lotes, com os quais mantém relação de parceria, muitas vezes de exclusividade, e as revende ao varejo e, em alguns casos, diretamente ao consumidor final.
Para a adoção do ECR muitos acordos e negociações devem ser realizados, não só pelas áreas de logística de ambos os parceiros, mas também pelas áreas de informática/sistemas, comerciais e de compras.
O ECR engloba uma série de tecnologias, processos e métodos, e sua viabilização é verificada por meio da aplicação de quatro importantes estratégias,
...