O CONSUMIDOR CONSUME?
Relatório de pesquisa: O CONSUMIDOR CONSUME?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Camila80 • 8/11/2014 • Relatório de pesquisa • 558 Palavras (3 Páginas) • 331 Visualizações
O QUE DETERMINA AS ATITUDES DOS CONSUMIDORES?
UMA REVISÃO DE DUAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS.
Francine da Silveira Espinoza
Mestranda em Administração-Marketing do PPGA da UFRGS.
Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
E-mail: fespinoza@terra.com.br
O QUE DETERMINA AS ATITUDES DOS CONSUMIDORES?
UMA REVISÃO DE DUAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS
Resumo
Ao buscar respostas para a questão “porque um consumidor gosta de uma marca?”, são encontradas muitas explicações na literatura de comportamento do consumidor. Os processos mentais subjacentes à formação de atitudes, que representam o quanto um indivíduo gosta de alguma coisa, são constituídos de fatores cognitivos e afetivos, nem sempre presentes na mesma proporção. Neste trabalho são revisados alguns dos principiais estudos que abordaram a formação de atitude do consumidor. De um lado, a defesa de que as emoções têm influência direta nas atitudes, formando-as sem a presença de um antecedente cognitivo. De outro lado, os argumentos para explicar que a atitude positiva é formada, na verdade, pelo aumento na facilidade de processamento conseqüente da exposição prévia ao estímulo.
1. INTRODUÇÃO
A disciplina de comportamento do consumidor envolve o entendimento das ações tomadas pelas pessoas em situações de compra e consumo. No entanto, nem só de comportamento faz-se a pesquisa do consumidor. É preciso entender, também, dos fatores que levam as pessoas a essas ações. Algumas teorias foram desenvolvidas com o objetivo de compreender e explicar os processos que levam ao comportamento. A teoria de Fishbein e Ajzen (apud Blackwell, Miniard e Engel, 2001) contribuiu para a evolução do estudo acadêmico em marketing neste sentido e é amplamente referenciada até os dias atuais. De acordo com a visão destes autores, as atitudes são as principais preditoras do comportamento e esta é a razão pela qual se deve entender os processos de formação das atitudes dos consumidores. Portanto, para se entender o comportamento dos consumidores, como se dá sua tomada de decisão, que fatores têm influência na sua avaliação da experiência de compra e consumo, é preciso mergulhar um pouco mais fundo e compreender como se estabelecem as atitudes dos consumidores.
No decorrer do desenvolvimento da disciplina, a pesquisa em comportamento do consumidor concentrou seus esforços no estudo de processos puramente cognitivos. Talvez como um legado dos influentes modelos cognitivos como o modelo probabilidade de elaboração (Elaboration Likelihood Model: Cacioppo e Petty, 1984) do início dos anos 80, a motivação para engajar-se (ou não) em esforço de decisão e julgamento (baseados em cálculos econômicos mentais de custo/benefício) ainda parece ser o tipo dominante de objeto estudado na pesquisa em comportamento do consumidor contemporânea (Bargh, 2002).
Em determinadas
...