EFICIÊNCIA da cadeia de abastecimento
Tese: EFICIÊNCIA da cadeia de abastecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandadaniel • 3/10/2014 • Tese • 269 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
FRASE 1:
“EFICIÊNCIA da cadeia de suprimento é o custo de fabricação e entrega do produto ao cliente. Aumentos nos custos reduzem a eficiência.”
(Sunil Chopra e Peter Meidl, 2003)
Interpretação do Prof Vagner:
Segundo a fala dos autores, é nítido perceber que o conceito de eficiência está diretamente relacionado ao menor custo possível, que possa ser obtido em uma determinada estratégia de SCM.
Na mesma obra dos autores (GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS. Estratégia, planejamento e operação), pontuam a ideia de RESPONSIVIDADE, atrelada à habilidade da SC realizar o seguinte: responder com amplos escopos de quantidades exigidas, atender com lead times curtos, manejar uma grande variedade de produtos, produzir produtos altamente inovadores e atender a um nível de serviço muito alto. Afirmam, ainda que a responsividade tem um preço (ou seja, os custos aumentam).
Exemplo: despachar produtos no modal aéreo, torna a SC mais RESPONSIVA (lead time menor = rapidez de entrega), mas o custo é muito mais alto do que se fossem por caminhão (neste caso haveria maior EFICIÊNCIA = custos menores).
VAMOS VER AGORA TRECHOS DO "PORTAL INFO ESCOLA"
Tratando-se dos níveis de decisões da empresa, a eficácia está relacionada ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos - menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc.).” (Brender, 2009) (GRIFO MEU)
Para o estudioso Peter Drucker, “a eficiência consiste em fazer certo as coisas e a eficácia em fazer as coisas certas".
Resumo do Prof Vagner
Podemos concluir que EFICÁCIA é dar resultado e EFICIêNCIA é fazer as coisas que devem ser feitas gastando menos (menos recursos envolvidos).
...