ELEMENTO DE MKT
Artigo: ELEMENTO DE MKT. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: crisapgm • 4/11/2014 • 3.457 Palavras (14 Páginas) • 251 Visualizações
CONCEITO DE MARKETING
O Marketing tem início com base na simples troca, passando por estágios da economia monetária até chegar aos atuais e complexos sistemas de marketing. Mesmo assim, os processos e relações de troca permanecem, pois quando compramos um produto ou contratamos algum tipo de serviço em troca, pagamos pelo produto e/ou serviço.
Este conceito também é válido quando falamos em jornais televisivos, programas de rádio, editoras de revistas. Nestes casos, o produto é a informação.
As empresas, na busca das necessidades e desejos de seus clientes potenciais, desenvolvem produtos e serviços capazes de satisfazê-los.
A figura abaixo ilustra as alternativas das que o homem possui para obter um determinado produto ou serviço.
Necessidades e desejos do homem
x
Produtos capazes de satisfazê-lo
Há quatro alternativas que o homem dispõe para obter um produto:
* Autoprodução * Coerção
* Súplica * Troca
O marketing tem como foco a TROCA para satisfazer às necessidades e desejos humanos. Ela é o conceito central do marketing, um processo de criação de valor e um ato livre que, normalmente, aumenta o valor percebido pelas duas partes. O conceito de TROCA leva naturalmente ao conceito de mercado.
O MERCADO é que podemos chamar de “arena” para trocas potenciais, ou seja, um conjunto de consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados para efetuar uma troca. O Marketing trabalha com MERCADOS, que por sua vez, significam a tentativa de realizar TROCAS com o objetivo de satisfazer às necessidades e aos desejos humanos.
Quando falamos em TROCA, pressupomos que:
• existem duas partes;
• cada parte tem algo que pode ter valor para a outra;
• cada parte é capaz de se comunicar e de fazer ou receber a entrega;
• cada parte é livre para aceitar ou rejeitar a oferta;
• todas as partes acreditam ser adequado participar da negociação.
Marketing – as três dimensões
FILOSÓFICA
Marketing é a filosofia que faz a empresa ser lucrativa através da SATISFAÇÃO do cliente.
FUNCIONAL
Marketing é a atividade que visa facilitar a realização de TROCAS entre empresa e seus mercados.
ADMINISTRATIVA
É a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas destinados a realizar trocas desejadas com os mercados-alvo, com o propósito de atingir as metas da organização.
Antes de definirmos o marketing vamos esclarecer que empresas de bens de consumo (cadernos, canetas, vestuários, alimentação), de bens industriais (maquinas agrícolas, copiadoras, ploters), de comunicação (TVs, rádios, revistas, editoras) praticam o marketing. Afinal, todas têm por objetivo a obtenção de lucro através da venda de seus produtos, sejam eles bens, serviços ou informação, com ética, através da satisfação dos desejos e necessidades de seus clientes: Nike, Coca-Cola, Grupo Abril, Unilever, Rádio e TV Cultura, para citar alguns.
“Marketing é uma palavra em inglês derivada de market, que significa mercado. É utilizada para expressar qualquer ação voltada ao mercado. Assim, entende-se que a empresa que pratica o marketing tem o mercado como a razão e foco de suas ações.” (DIAS, 2006)
Para Philip Kotler, “Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.”
Segundo Peter Drucker, “O mais importante em Marketing não é vender. Vender é apenas a ponta do Iceberg.“
A American Marketing Association define o marketing da seguinte forma: “Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação de preço (pricing), a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar negociações que satisfaçam metas individuais e organizacionais.”
“Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientados para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade.” (LAS CASAS, 2004).
Pode-se presumir que sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo central do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou o serviço se adapte a ele e se venda sozinho.
O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou o serviço disponível. Portanto, o conceito de marketing pode ser entendido como sendo a “função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição.” (DIAS, 2006)
Breve História
O marketing tem como ciência-mãe a economia e é uma das disciplinas de ação mais recentes do homem. Apareceu formalmente no início do século XX, por negligência da economia, contudo, é uma das mais antigas profissões do mundo.
Nos Estados Unidos o marketing surgiu nos anos 20 como “venda no mercado”. Nos anos 40, ainda nos Estados Unidos, o marketing foi visto no sentido ativo da “promoção” de produtos e serviços. No Brasil, o marketing passa a ser divulgado e praticado pelos executivos de grandes multinacionais. Nos anos 50, dentre as empresas que trouxeram a prática do Marketing para o Brasil estão empresas como a Johnson & Johnson,
...