ELEMENTOS DE COMUNICAÇÃO INTERNA E ESTRATÉGICA DA ORGANIZAÇÃO
Casos: ELEMENTOS DE COMUNICAÇÃO INTERNA E ESTRATÉGICA DA ORGANIZAÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: HERLANIA • 20/4/2014 • 617 Palavras (3 Páginas) • 337 Visualizações
Nos primeiros anos, a limitação de capital e a dificuldade de reproduzir em maior escala o atendimento personalizado, se contrapunha à experiência bem sucedida das clientes que levavam os produtos e os conceitos da NATURA a mais e mais pessoas. Era impraticável a divulgação dos conceitos, valores, visão de mundo e da linha de produtos que tanto entusiasmavam os fundadores. A empresa estava na contramão do mercado: a cosmética terapêutica era uma ilustre desconhecida e os princípios ativos de origem natural ainda não estavam em moda. As embalagens modestas, quase artesanais, inviabilizavam negócios com os canais tradicionais de acesso aos consumidores.
Apesar das dificuldades, o êxito alcançado pelos produtos e tratamentos levou a empresa visualizar a possibilidade de uma grande expansão dos negócios. Para isso, tinha como alternativas a abertura de uma rede de franquia, multiplicando o exemplo da primeira loja, ou a adoção do regime de Vendas Diretas, que permitiria ampliar o atendimento personalizado oferecido na loja, através das consultas. Entre as clientes entusiasmadas pelos resultados obtidos no uso dos produtos, a empresa tinha um número considerável de interessadas em se tornarem consultoras, após o necessário treinamento. Foi então, que em 1974, a NATURA optou pela venda direta. Nascia à consultoria NATURA e a figura importante das consultoras, que hoje somam atualmente 561 mil no Brasil e mais de 60 mil em operações internacionais.
A NATURA terminou os anos 70 como uma empresa viável apoiada em suas crenças e visão de mundo que inspiravam a criação de produtos e conceitos inovadores e de padrão mundial. Seguiu-se uma década de forte expansão e aprendizado, superando o desafio de apoiar e reforçar relações cada vez mais distantes geograficamente, à medida que expandia atuação por todo o Brasil. No início da década de 80 emergiu a necessidade de ampliação da oferta de produtos. Além da Cosmética Terapêutica, a empresa passou a vender linhas de maquiagem e perfumaria. No ano de 1984 a marca introduziu um dos produtos mais conhecidos, o sabonete Erva Doce cremosa para as mãos. A expansão internacional começou pela América do Sul, com o ingresso no mercado chileno por meio de distribuidor terceirizado, na década de 80, e expandiu sua atuação para Argentina, Peru e Bolívia.
Em 1983, chega ao mercado americano, para uma curta experiência em Miami com a marca NUMINA. Mundialmente, a marca inovou ao lançar, também neste mesmo ano, em uma iniciativa pioneira, os refis dos produtos que gastam 54% menos de massa. Desde o seu lançamento 2.2 mil toneladas de embalagens deixaram de ser colocadas no mercado. Em 1989, impulsionada pela fusão das quatro pequenas empresas que formavam o sistema NATURA, até então, emergiu uma renovada empresa capaz de atrair e mobilizar a energia e os corações de milhares de consultoras, consumidores e colaboradores para realizar um sonho: contribuir para o aperfeiçoamento da sociedade e da qualidade das relações humanas. Em 2002, entrou para os free shops de aeroportos brasileiros e em 2005 estreou na Europa com uma loja (chamada Casa Natura) em Paris, a capital mundial dos cosméticos, dando origem à expansão da marca em outras partes do mundo. Recentemente, a NATURA também deu sinais de agressividade em outras frentes, como a anunciada aceleração dos invest
imentos em marketing.
...