ELEMENTOS DE MAQUINA
Dissertações: ELEMENTOS DE MAQUINA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaisebueno • 27/11/2014 • 3.943 Palavras (16 Páginas) • 273 Visualizações
Etapa 3
Passo 1
Pesquisar sobre mancais de rolamento e mancais de deslizamento e responder as perguntas abaixo:
1) Quais as principais características de cada mancal?
Características: mancais de deslizamento.
A função do mancal de deslizamento é servir de apoio para eixos girantes. Estes mancais estão sujeitos às forças de atrito devido a rotação do eixo, ou seja, o atrito ocorre devido ao contato da superfície do eixo com o mancal. Os mancais são constituídos de uma bucha fixada em um suporte e são utilizados em máquinas pesadas e em equipamentos de baixa rotação, porque a baixa velocidade evita o superaquecimento dos equipamentos expostos ao atrito. São simples de montar e desmontar. A vida útil dos mancais de deslizamento poderá ser prolongada seguindo alguns parâmetros: os materiais necessitam ser muito bem escolhidos e apropriados a partir do desenvolvimento do projeto de fabricação. O projeto de fabricação deverá prever os modos para os trabalhos de manutenção, conservação, limpeza, lubrificação, alinhamento e reposição, mas no caso de possíveis danos faz-se importante considera as principais funções dos mancais de deslizamento, que são: apoiar e guiar os eixos.
Abaixo figura de um mancal de deslizamento:
Características: mancais de rolamento.
Este tipo de mancal é utilizado quando é necessário maior velocidade e menor atrito quando o eixo gira dentro do furo é produzido o atrito denominado de escorregamento. Para reduzir esse atrito utiliza-se o rolamento: que é um elemento de máquina que permite o movimento relativo controlado entre duas ou mais partes. Eles limitam as perdas de energia produzidas pelo atrito.
O comportamento do mancal de rolamento pode ser verificado através do tato e da audição. No entanto, para fazer a avaliação do processo de giro, é necessário girar o rolamento lentamente através do tato, isso permite constatar se o movimento está tendo dificuldades para girar ou não. Já na avaliação pela audição é necessário que o rolamento gire através de rotações reduzidas, levando em consideração o ruído emitido que se classificam como: raspantes, estrepitoso ou metálico; se isto ocorrer é porque as pistas estão sujas, descascadas, com folgas ou com falta de lubrificação.
O mancal de rolamento é constituído de dois anéis concêntricos e entre esse anéis são colocados elementos rolantes como: Esfera, Rolete e Agulha.
As figuras abaixo representam os três tipos de mancais: esfera, rolete e agulha:
2) Qual a características quanto a vida útil de cada mancal?
Vida útil de mancais de deslizamento.
Os mancais se dividem em dois tipos principais: mancais de guia e
para um aumento da vida útil dos mancais de deslizamento é indispensável o uso de
Os mancais de deslizamento são muito encontrados em máquinas onde um eixo qualquer sofre forças e o mancal serve de aparo e de guia para este eixo. Mancais de fricção. Lubrificantes adequados para cada aplicação. Outro fator importante é a escolha do lubrificante e sua frequência de relubrificação.
Vida útil de mancais de rolamento.
Em caso de aplicações de cargas normais, a fadiga do metal raramente é um problema, mas a vida útil da graxa é um fator limitante ao determinar a duração de um rolamento vedado. Em comparação aos rolamentos rígidos de esferas com placas de proteção padrão da SKF, os rolamentos rígidos de esferas SKF Energy Efficient podem ultrapassar o dobro do tempo médio de falha (diagrama 1), em função da redução do calor gerado pelos rolamentos e da graxa de baixa fricção especialmente formulada pela SKF.
Condições de funcionamento recomendadas dos rolamentos rígidos de esferas SKF Energy Efficient:
• P ≤ 0,125 C
• Velocidades superiores a 1.000 r/min.
3) Quais os principais modos de falha de cada mancal?
Falhas em mancais de deslizamento.
A análise de falhas é uma ferramenta importante para quem busca aumentar a confiabilidade de equipamentos mecânicos. É necessário evitar novas falhas e não somente reparar um equipamento quando ocorre um dano prematuro. E para isso, a identificação das causas básicas das falhas é de suma importância. Mancais de deslizamento utilizados em bielas e virabrequins de motores de combustão interna são usualmente conhecidos como bronzinas ou casquilhos. A função das bronzinas é, essencialmente, proteger e prolongar a vida dos elementos móveis de um motor, que apresentam uma maior responsabilidade e custo, como o virabrequim e os alojamentos. Isto se dá, principalmente, pela redução de atrito entre a parte móvel e a parte estática a ela ligada. Muitos fatores podem provocar a falha de uma bronzina. Estes estão relacionados ao projeto, a mau fatura e com as condições operacionais. Alguns pesquisadores têm salientado a importância de alguns tipos de falha, como por exemplo, corrosão, fadiga generalizada, erosão: por cavitação e desgaste, quando relacionadas com os lubrificantes e os materiais utilizados nos mancais. Este trabalho tempo objetivo discutir a análise de falhas em bronzinas de uso corrente na indústria automobilística, identificando os seus modos de falha mais característica.
Falhas em mancais de rolamentos.
As falhas percebidas em mancais de rolamento constituem um fator de grande influência na ocorrência de falhas em máquinas rotativas. A interrupção do uso decorrente de sua manutenção corretiva de tais falhas pode demandar significativos períodos de tempo ocasionando prejuízos financeiros em diversos segmentos da economia. O enfrentamento desta consequência aponta para a necessidade de elaboração de técnicas que viabilizem a detecção precoce de defeitos, com vistas a impedir a intensificação dos danos causados às máquinas, além de diminuir as interrupções em sua utilização. Assim, a detecção precoce de falhas pode implicar em um planejamento adequado das intervenções de manutenção, da racionalização do consumo de materiais sobressalentes, a otimização
...