ELEMENTOS REQUERIDOS PARA A PREPARAÇÃO DO ORÇAMENTO
Projeto de pesquisa: ELEMENTOS REQUERIDOS PARA A PREPARAÇÃO DO ORÇAMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: florsakura • 3/9/2014 • Projeto de pesquisa • 587 Palavras (3 Páginas) • 323 Visualizações
1 – DEFINIÇÃO
Orçamento é o resultado de um montante dos serviços previstos e planejados, necessários a execução de uma obra, variando conforme o tipo. Orçar é prever o custo de uma obra antes da sua execução. É uma previsão de custos e/ou estabelecimento de preços dos serviços a serem realizados. Um orçamento pode se referir ao todo de um empreendimento, ou se referir apenas a alguns itens (serviços) de uma obra. No caso da construção de um muro, por exemplo, o custo irá variar conforme o projeto do muro e de suas características: é um muro de divisa?, vai sustentar empuxo do terreno ao lado (arrimo)?, vai receber impermeabilização?, de que tipo?, o revestimento será feito com que material? Para outros tipos de serviços os pontos a serem levados em consideração poderão ser outros, como por exemplo, no revestimento externo de um edifício com pastilhas cerâmicas: há necessidade de remoção do revestimento existente (se edificação já existente)?, precisa de andaime?, que tipo?, e os equipamentos de segurança?
A previsão dos custos e preços dependerá muito do grau de conhecimento que o orçamentista tem do projeto, ficando o sucesso de um empreendimento, entre outros fatores, dependente do acerto entre o que foi previsto (orçado) e o que irá ocorrer na prática (custeio). O orçamento é um dos elementos para a tomada de decisões, junto com o cronograma físico-financeiro. O proprietário (cliente) deve saber a priori se terá condições de arcar com os custos ou, no caso de uma obra própria, a construtora precisa saber como será o desembolso ao longo da obra. No caso de uma concorrência para a execução de obra pública, não importando a modalidade (tomada de preços, carta-convite etc.) existe a obrigatoriedade legal da previsão dos preços para que o órgão público possa escolher que empresa irá executar a obra.
2 – ELEMENTOS NECESSÁRIOS À ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO
Em geral, para se elaborar um orçamento que seja efetivamente viável do ponto de vista técnico é necessário levantar e conhecer com profundidade o consumo de materiais em cada um dos serviços a serem realizados, a quantidade de mão-de-obra, a incidência das leis trabalhistas sobre o custo da mão-de-obra, o tempo de uso dos equipamentos necessários aos serviços, os custos financeiros decorrentes, os custos administrativos (indiretos), a carga tributária que irá pesar sobre os serviços etc. Além disso, o profissional orçamentista deve ser conhecedor da realidade do mercado, das condicionantes regionais e locais, o tipo de gerenciamento que se pretende empregar na execução da obra, os métodos construtivos, a possibilidade de ocorrência de fenômenos climáticos que venham a interferir nos custos da obra etc.
Os elementos necessários para a elaboração de um orçamento são chamados de Especificações Técnicas, as quais contemplam as informações relativas ao empreendimento que se pretende desenvolver, procurando fazer com que o que vai ser previsto em termos de custos fique o mais próximo da realidade. As especificações técnicas são formadas pelos seguintes elementos:
a) projeto arquitetônico;
b) projetos complementares
estrutural;
elétrico;
...