EMPOWERMENT
Ensaios: EMPOWERMENT. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kellyszmid • 24/4/2013 • 2.217 Palavras (9 Páginas) • 840 Visualizações
EMPOWERMENT
1. CONCEITO
Segundo Araujo (2008) empowerment é a capacidade dos indivíduos tomarem decisões dentro da própria organização. Tem por objetivo a delegação do poder de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas (RODRIGUES, SANTOS, 2001). Horochovski e Meirelles (2007) explicam que empowerment pode ter o mesmo significado de autonomia, pois envolve a capacidade dos indivíduos ou grupos poderem decidir sobre as questões que lhe dizem respeito dentro da própria empresa.
O empowerment é uma mudança organizacional com objetivo de ampliar o sistema decisório até o menor nível dando aos grupos de trabalho o poder e a autonomia de como realizar suas tarefas, Marras et al, 2001 (apud OLIVEIRA & ROCHA, 2008).
Alem disso, Nunes (2007) diz que cada indivíduo deve ter o poder necessário e suficiente para controlar seu próprio trabalho na empresa, ajudando a reduzir custos e promover a eficiência e a motivação.
Oliveira e Krom (2010) definem empowerment como um estilo gerencial que permite dividir com os demais funcionários as possibilidades e conseqüências do processo de tomada de decisões. Isso torna a mesma mais rápida pois cada funcionário passa a ter mais autonomia, autoridade e responsabilidade seja qual for seu cargo. “Ao adotar esse tipo de gestão, a organização permite que seus gerentes focalizem maior atenção nas atividades primordiais e de alta prioridade.”
Além disso, o auto relata que, o mesmo permite que as pessoas cresçam e se desenvolvam tanto profissionalmente como pessoalmente. Isso provoca nelas uma auto motivação, uma vez que passam a participar das soluções dos problemas da própria organização, criam e inovam nas suas atividades, desde modo a produtividade e a qualidade aumentam.
2. IMPLANTAÇÃO DO EMPOWERMENT NAS EMPRESAS
Segundo o site Zanco, a implantação do empowerment nas organizações faz com que os funcionários tenham espírito e motivação de lideres, eles discutem e opinam, em conjunto com seus colegas sobre como fazer para administrar melhor as tarefas, assim não precisam consultar ou pedir permissão há seus superiores, uma vez que lhes é permitido tomar suas próprias decisões.
Para que as empresas coloquem em pratica o empowerment primeiro é necessário que elas reconheçam que a essência do mesmo são as equipes de trabalho autodirigidas. As mesmas devem ter total autonomia pra formular ou reformular o processo, e precisam sentir-se co-responsáveis pela visão, missão, estratégias e valores da empresa (ZANCO)
Segundo Mills (1996 apud OLIVEIRA; KROM, 2010) há seis principais passos para introduzir o empowerment dentro de uma organização. São elas:
• Tolerância a erros: Existem erros que podem e precisam ser tolerados se a empresa realmente objetiva o comprometimento de seus funcionários. Cabe a mesma passar a sua equipe o que pode ou não ser tolerado
• Desenvolver a Confiança: os funcionários só se empenharam para exercer as tarefas e contribuir para o sucesso da organização se houver confiança na relação entre a empresa e os mesmos.
• Visão: Todo o projeto de empowerment, para gerar efeitos positivos precisa estar entrelaçado com uma “visão”, para não se tornar uns caos.
• Fixação de metas: Precisa-se estabelecer metas, para que os objetivos idealizados pela empresa sejam alcançados.
• Avaliação: o empowerment precisa de avaliações para medir a distância entre o planejado e o alcançado.
• Motivação: A motivação é parte indissociável do empowerment, uma vez que apenas empregados motivados são capazes de se comprometer com a missão da organização.
Segundo Ferreira (2004), para implantar o Empowerment é necessário analisar as causas da dependência e provocar uma mudança no modo de gestão utilizado pela empresa. Assim os colaboradores passam do modelo de dependência para o de empreendedor. Eles precisam entender o que é ter mais autonomia, autoridade e responsabilidade, pois se não a implantação será um fracasso. Alem disso ele precisa ser acompanhado de metas e prazos. Pode ser citado, entre as condições necessárias para a implantação do empowerment:
CONDIÇÕES LIGADAS
AOS COLABORADORES CONDIÇÕES LIGADAS À
EMPRESA E GERENCIA
Acreditar que o empowerment será importante para eles próprios e para a empresa. Saber antecipar a chegada de imprevistos, criando alternativas.
Acreditar que a chefia está aberta a sugestões. Aprender a investir em novos talentos.
Serem capazes de tomar decisões e serem responsáveis por elas. A empresa deve ter menos de 200 trabalhadores no inicio da implantação.
Ter qualidade no trabalho em equipe e valorização de seu trabalho. Ensinar e apoiar a atitude de autonomia de seus trabalhadores
Os funcionários precisam aprender a serem entusiastas. As chefias devem ter capacidade de escuta e capacidade de liderança e orientação de grupos.
Considerar que a chefia continua sendo responsável pelas decisões tomadas. As chefias dever ter consciência que não deixam de ser responsáveis pelas funções delegadas.
Fonte: Empowerment e liderança
Ferreira (2004) complementa ainda dizendo que investe nas pessoas para que elas atuam em equipes autogerenciáveis, com base nas metas estratégicas ditadas pela alta administração da empresa. Treinam os lideres de equipes para atuarem com liderança dentro do processo de Empowerment e ainda, treinam os gestores para as novas habilidades requeridas, ou seja, habilidades de educador, facilitador, integrador e articulador
Oliveira e Krom (2010) fazem uma interessante comparação entre empresa que utiliza o empowerment para a gestão de seu pessoal e uma empresa que não utiliza:
Organização com Empowerment Organização sem Empowerment
Funcionário toma decisões Funcionário espera por ordens
Funcionários planejam e executam tarefas Funcionários somente executam tarefas
Todos são responsáveis O chefe é o responsável
Cultura organizacional voltada para a resolução de problemas Cultura organizacional voltada
...