ENERGIA E SUAS TRANSFORMACOES
Trabalho Escolar: ENERGIA E SUAS TRANSFORMACOES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bruno_123 • 19/3/2015 • 5.289 Palavras (22 Páginas) • 498 Visualizações
TRABALHO DE QUIMICA
ENERGIA E SUAS TRANFORMAÇÕES
COXIM,MS
2013
ESCOLA ESTADUAL PADRE NUNES
PROF°: ANDREA PAULINO
DISCIPLINA: QUÍMICA
TEMA:
ENERGIA E SUAS TRANFORMAÇÕES
ALUNAS:
RUTHY¬: 28
LUANA: 19
Índice
• 1 Definição científica de energia
o 1.1 Energia
o 1.2 O teorema de Noether
o 1.3 Unidades
• 2 Formas de energia
o 2.1 Energia potencial
2.1.1 Energia potencial gravitacional
2.1.2 Energia potencial elétrica
2.1.3 Energia potencial elástica
2.1.4 Energia potencial nuclear
o 2.2 Energia cinética
2.2.1 Energia térmica
2.2.2 Energia cinética translacional
2.2.3 Energia cinética rotacional
2.2.4 Energia cinética total
2.2.5 Cargas elétricas em movimento
o 2.3 Energia mecânica
o 2.4 Massa
o 2.5 Energia radiante
• 3 Recursos energéticos
o 3.1 Energia solar
o 3.2 Energia elétrica
o 3.3 Energia hidrelétrica
o 3.4 Energia química
3.4.1 Em biologia
3.4.2 Eletroquímica
3.4.3 Combustíveis
o 3.5 Energia eólica
o 3.6 Energia nuclear
INTRODUCÃO
O conceito de energia é um dos conceitos essenciais da Física. Nascido no século XIX, desempenha papel crucial não só nesta cadeira como em todas as outras disciplinas que, juntas, integram a ciência moderna. Notoriamente relevante na Química e naBiologia, e mesmo em Economia e outras áreas de cunho social, a energia se destaca como pedra fundamental, uma vez que ocomércio de energia move bilhões anualmente
Pela sua importância, há na Física uma subárea dedicada quase que exclusivamente ao estudo da energia: a termodinâmica. Em termodinâmica, o trabalho é uma entre as duas possíveis formas de transferência de energia entre sistemas físicos; a outra forma é o calor.
Energia
Definir energia não é algo trivial, e alguns autores chegam a argumentar que "a ciência não é capaz de definir energia, ao menos como um conceito independente". Contudo, mesmo para estes autores, "embora não se saiba o que é energia, se sabe o que ela não é", em clara alusão aos demais significados da palavra difundidos em senso comum, não obstante bem distintos daqueles encontrados no meio científico Este artigo foca a acepção científica da palavra energia.
Em ciência, energia (do grego έν dentro, εργον trabalho, obra, dentro do trabalho) refere-se a uma das duas grandezas físicasnecessárias à correta descrição do inter-relacionamento - sempre mútuo - entre dois entes ou sistemas físicos. A segunda grandeza é o momento. Os entes ou sistemas em interação trocam energia e momento, mas o fazem de forma que ambas as grandezas sempre obedeçam à respectiva lei de conservação.
É bem difundido - não só em senso comum - que energia associa-se geralmente à capacidade de produzir um trabalho ou realizar uma ação Em verdade, a etimologia da palavra tem origem no idioma grego, onde εργος (ergos) significa "trabalho". Embora não completamente abrangente no que tange à definição de energia, esta associação não se mostra por completo fora do domínio científico, e, em princípio, qualquer ente que esteja a trabalhar - por exemplo, a mover outro objeto, a deformá-lo ou a fazê-lo ser percorrido por uma corrente elétrica - está a "transformar" parte de sua energia, transferindo-a ao sistema sobre o qual realiza o trabalho.
O conceito de energia é um dos conceitos essenciais da Física. Nascido no século XIX, desempenha papel crucial não só nesta cadeira como em todas as outras disciplinas que, juntas, integram a ciência moderna. Notoriamente relevante na Química e naBiologia, e mesmo em Economia e outras áreas de cunho social, a energia se destaca como pedra fundamental, uma vez que ocomércio de energia move bilhões anualmente.
Pela sua importância, há na Física uma subárea dedicada quase que exclusivamente ao estudo da energia: a termodinâmica. Em termodinâmica, o trabalho é uma entre as duas possíveis formas de transferência de energia entre sistemas físicos; a outra forma é o calor.
Definição científica de energia
O conceito científico de energia só pode ser entendido mediante a análise de dois entes ou sistemas físicos em interação. Quando dois sistemas físicos interagem entre si, mudanças nos dois
...