ENG DE TRÁFEGOS
Casos: ENG DE TRÁFEGOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: naiguel • 13/9/2013 • 410 Palavras (2 Páginas) • 277 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE - UNIDADE
Curso Superior de Engenharia Civil - 5ª Fase
ENGENHARIA DE TRÁFEGOS
GEOVANE HORENOS BELTIM – RA 4414856363
NAIGUEL LASALA DE ALMEIDA – RA 1299164340
Prof: Michelle Fernandes Lins
Joinville
Setembro de 2013
PERGUNTAS
1 – Com relação ao quadro acima, qual a relação entre oferta x demanda na engenharia de tráfego?
A oferta de vias tem que ser maior que a demanda de carros, ou seja, a capacidade das vias tem que ser maior que o número de veículos.
2 – Indique o que se relaciona a Demanda / Oferta / Nível de serviço em cada um dos três textos.
Ferrovias – O futuro dos Trilhos: Estão sendo investidos vários bilhões de reais em modernização de ferrovias já existentes e construção de novas malhas,(OFERTA). O transporte ferroviário é bem mais econômico e tende a substituir grande parte do rodoviário (ocorrerá assim menos ocupação nas vias já existentes por caminhões). Para isto acontecer serão necessários ainda mais investimentos e estudos de viabilidade para assim OFERTAR mais trilhos e infra-estrutura, aumentando a demanda de trens.
Velocidade média do transito de SP: Está relacionado ao aumento constante da frota de veículos (DEMANDA), e interdições de algumas vias por vários fatores (OFERTA).
“Para amortizar os impactos seria necessário construir uma avenida Paulista por semana” (NIVEL DE SERVIÇO).
Taxa de motorização no Brasil: A indústria brasileira pretende investir consideravelmente na produção de carros e com incentivos fiscais do governo tem aumentado a demanda que tende a atingir números impressionantes nos próximos anos (DEMANDA).
3 – Descreva qual o impacto na segurança do trânsito e na economia o aumento da demanda (frota). Quais as possíveis ações para melhorar a oferta?
Com o aumento expansivo da frota de carros nos últimos anos, vários problemas de mobilidade vêm se agravando cada vez mais, as vias urbanas atuais já estão em sua capacidade máxima de uso e as montadoras de veículos em pleno vapor.
Com este panorama os impactos na economia são bem significativos, porque problemas de infra-estrutura que antes não apareciam hoje vêm à tona, para isso o governo investe bilhões todos os anos e mesmo assim não são suficientes para atender a demanda de veículos que vão surgindo, sem falar que esse problema abrange um campo bem extenso que vai desde gastos com hospitais, para recuperar vítimas de acidentes de transito, até trabalhos de reeducação de motoristas.
Algumas ações para se melhorar isto é investir
...