ENGENHEIRO E COMUNICAÇÃO
Tese: ENGENHEIRO E COMUNICAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eltonfjm • 9/3/2014 • Tese • 755 Palavras (4 Páginas) • 283 Visualizações
Embarcar num veículo em movimento que já tem sua trajetória antiga e consolidada, que funciona
INTRODUÇÃO
como um sistema bem estruturado, com personagens ocupando suas posições nos assentos, não é tão fácil quanto parece.
É possível ver em filmes de desenhos animados, jogos, algumas fantasiosas cenas de personagens saltando de um veículo para outro em movimento, já na vida real, nem sempre alcançamos o veículo e quando conseguimos temos dificuldade de nos equilibrar em sua carenagem ou dentro dele.
Embarcar num curso de engenharia é quase
isso. Tudo já funciona, há regras, técnicas, procedimentos, linguagem própria, posições hierárquicas, história, teorias, conceitos, relações de interesses, enfim, um tabuleiro repleto de peças que dançam cumprindo papéis mais ou menos bem definidos.
A engenharia é um formidável veículo que se move e que, a cada nova estação, arregimenta pilotos, passageiros, colaboradores, entusiastas, críticos, todos ávidos por fazer parte do cenário, cheios de esperança, motivação e energia, mas também repletos de dúvidas, incertezas e medos. Por isso, quem embarca neste formidável veículo, precisa passar por um ritual de adaptação, para poder reconhecer o terreno, ocupar seus espaços, colher bom proveito do passeio.
1. O ENGENHEIRO E A COMUNICAÇÃO
Um profissional eficiente é, antes de mais nada, aquele que sabe utilizar os seus conhecimentos, a sua memória, o seus raciocínio e a sua capacidade de pesquisar. Mas, também é aquele que sabe se expressar, comunicando com eficácia ideias e resultados de seu trabalho.
A capacidade de buscar, selecionar e armazenar informações é um fator preponderante ao profissional – notadamente da área tecnológica – o acompanhamento do estado da arte de sua profissão. Só assim ele consegue desenvolver bem o seu trabalho e comunicar o que de importante acontece relativo a sua profissão de atuação. Mas, o sucesso profissional depende tanto da qualidade do trabalho realizado quanto da habilidade de fazer com que as pessoas entendam o que foi feito. Ser compreendido é tão importante quanto ser competente tecnicamente.
1.1 DEFINIÇÃO DE ENGENHEIRO MECÂNICO
De acordo com oColégio de Engenharia Mecânica da Ordem dos Engenheiros, o Engenheiro Mecânico é o (a) profissional que estuda, desenvolve, investiga, concebe e projeta componentes, máquinas, equipamentos, instalações e sistemas mecânicos e térmicos, utilizando energias convencionais ou renováveis, superintende ou colabora nas fases de fabricação, montagem, operação, fiscalização, controle de qualidade e manutenção de todos os tipos de instalações, podendo ter ainda a seu cargo a gestão, a coordenação e a elaboração de pareceres sobre os vários tipos de atividades anteriormente.
A carreira de engenharia mecânica está aberta a homens, mulheres, de todas as raças e idades, em toda a variedade de áreas tecnológicas e indústrias. As empresas de alta tecnologia procuram por engenheiros mecânicos graduados para efetuar aplicações de projeto de produto tais como invólucros plásticos, análise térmicas, componentes eletromecânicos e teste de produtos.
Podemos dividir a engenharia mecânica em três grandes classes:
• MECÂNICA PESADA - que trata dos grandes elementos, como turbinas hidráulicas, guindastes, pontes rolantes etc., que normalmente são fabricados unidade por unidade;
• PRODUÇÃO EM SÉRIE - produtos fabricados em grandes quantidades, geralmente em linhas automatizadas, como carros, geladeiras, máquinas de costura etc.;
• MECÂNICA FINA - instrumentos e equipamentos
...