ENTREVISTA COM EMPRESÁRIO – RELATÓRIO
Por: Arlyne Soares • 19/7/2017 • Seminário • 701 Palavras (3 Páginas) • 217 Visualizações
Quando somos colaboradores idealizamos um futuro de sonhos e projetos, visamos o empreendedorismo como uma auto realização pessoal e profissional, porém ao deixarmos de sermos empregado para tornamos empregador as responsabilidades vão além do que imaginamos ou projetamos.
A continuidade de uma organização depende unicamente de um planejamento empreendedor e da visão de mercado, no nosso cotidiano não deve haver achismos ou desistência diante de um erro ou falha, o mercado está em constantes modificações, e, se adaptar e se reinventar a cada mudança é uma das características que devemos ter.
No entanto essa não seria uma das tarefas mais difíceis, a oferta e a demanda de mercado com estratégia e qualidade oferecida o comércio gira, porém as relações interpessoais devem ser cuidadosas, o bom atendimento e a fidelização de clientes e a garantia da organização se firmar no mercado.
Sendo que o nosso dia a dia às 24hs são poucas para lidarmos com tantos afazeres, esse é o diferencial entre empregado e empregador, como colaborador estamos sempre realizando ações determinadas por um gerente ou líder de mercado, como empreendedor devemos ser mais que um aprendiz ou realizador de ações, devemos liderar com maestria. Ou estaremos sujeito ao fracasso, no ramo que atuo o trabalho torna-se estressante por lidarmos com um segmento que depende de serviços terceirizados, onde eu tenho que suprir as falhas como prazo, retorno e garantias de serviços.
Tenho 16 anos de capacitação profissional em injeção eletrônica e elétrica de automóveis, sendo que a minha empresa possui 4 anos de existência e nesse período não tive férias, a rotina mudou totalmente, pois o sucesso e a garantia da continuidade depende de uma base bem estruturada, não é fácil lidar com as adversidades humanas, tanto de colaboradores quanto de público a ser oferecidos produtos e serviços, muitas vezes, e quase sempre para uma maior satisfação do cliente trabalhamos além do horário comercial, tornando a empresa uma extensão de casa, onde o tempo para a família e lazer as vezes se torna raro, mas a cada dia apesar das dificuldades financeiras que o Brasil se encontra, vemos que cada batalha e conquista realizada valeu e valerá a pena todo e qualquer esforço.
O diferencial que agregamos ao nosso empreendimento é acreditar no novo, poder capacitar e dar oportunidade a quem possui o dom profissional, mas não tem a oportunidade no mercado, hoje com o quadro de 3 funcionários, onde cada um galga o seu espaço em habilidades diferentes, posso notar a evolução e engajamento de cada um, falhas sempre existem, mas é isso que diariamente sempre presente trabalho para melhorar, vestir a camisa em meio a tantas dificuldades é o segredo para o sucesso.
A minha presença é o que move o funcionamento na empresa, por isso não posso me ausentar por muito tempo ou dias, sempre estou de maneira ativa. Pois um bom líder ensina os seus colaboradores a caminhar lado a lado, onde um gerente ou patrão apenas determina as ações a serem executadas.
Portanto, é perceptível que, para se exercer cargos gerenciais, muitas vezes é preciso abdicar de algumas coisas e dedicar-se por inteiro para o crescimento e o funcionamento de uma empresa. Pois esse cargo requer uma grande participação efetiva dentro das organizações, já que, muitas vezes o trabalho irá exigir mais que as
...