EPI's – EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃÓ
Por: Ingrid Beatriz • 3/9/2015 • Trabalho acadêmico • 748 Palavras (3 Páginas) • 194 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 EPIs – EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃÓ 4
2.1.1 RISCOS BIOLÓGICOS 4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda inicialmente a importância da biossegurança na área da saúde, mais especificamente nos centros estéticos. O cuidado com o corpo não vem de hoje, porém a busca tem crescido bastante nos últimos anos e com isso cresce também a importância com a higiene nesses locais, os equipamentos de proteção individual, as doenças em que os profissionais e clientes ficam expostos durante uma limpeza de pele por exemplo.
2 DESENVOLVIMENTO
Biossegurança é conjunto de ações voltadas para a prevenção, proteção do trabalhador, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados" (Teixeira & Valle, 1996). Segundo Nogueira (1996, p. 71-73), a biossegurança deve ser vista como a realização de práticas destinadas a conhecer e controlar os riscos que o trabalho em saúde, e também em estética, podem aportar ao ambiente e à vida. Problemas relacionados a biossegurança tornam-se problemas relacionados à própria qualidade do serviço prestado.
2.1 EPIS – EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Além de manter o centro estético higienizado, desinfetado e esterilizado corretamente, também é de suma importância o uso de equipamentos que nos protejam de alguma contaminação. Esses equipamentos que chamamos de EPIs, funcionam como barreiras de proteção ao nosso corpo. São eles: o gorro, que evita a queda dos cabelos (que é uma fonte de infecção) durante o atendimento; o avental, que protege a pele do profissional de fluidos como sangue, exsudatos e secreções orgânicas e que deve ser usado somente na área de trabalho; a máscara que protege a boca e o nariz contra ingestão ou inalação de microrganismos; os óculos de proteção que representam uma barreira protegendo os olhos do risco de fluídos contaminados ou não; as luvas que impedem o contato com o sangue, secreções, mucosas e tecidos, devendo ser trocadas a cada cliente; e por fim o calçado fechado que evitam que secreções orgânicas sejam lançadas sobre os pés do profissional.
2.1.1 RISCOS BIOLÓGICOS
Os tratamentos estéticos exigem uma proximidade entre o profissional e o cliente, quando os clientes chegam ao estabelecimento trazem consigo uma grande quantidade de microrganismos, que estão presentes em sua pele, na roupa e até no cabelo. Algumas doenças também podem ficar expostas durante a fala, tosse ou espirro. São algumas dessas doenças:
a) Herpes Simples: uma infecção causada pelo vírus herpes humano (HSV 1 e 2) que se caracteriza pelo aparecimento pequenas bolhas cheias de líquido claro ou amarelado que causam coceira, ardor, agulhadas,
...