EQUILÍBRIO DO PONTO MATERIAL
Por: THABATAFARIA2 • 19/5/2018 • Projeto de pesquisa • 788 Palavras (4 Páginas) • 391 Visualizações
RESUMO
O experimento realizado em laboratório teve como principal objetivo o conceito do Equilíbrio do Ponto Material. Em concordância com a primeira Lei de Newton, percebemos que o equilíbrio de um corpo é definido quando se tem forças em movimentos opostos, cuja a soma das mesmas seja nula.
Equilíbrio de um ponto material significa que o corpo em estudo tenha suas dimensões desprezíveis. Podendo também estar em equilíbrio estático ou equilíbrio dinâmico.
Com isso obtemos a condição de equilíbrio:
ΣF=0
Baseando-se no fato de que é impossível medir algo com 100% de precisão, devido a erros que podem ser sistemáticos ou aleatórios, foram criadas algumas fórmulas para representar este ocorrido, sendo uma delas a do erro relativo percentual, ou erro experimental:
E%=l(V.teórico-V.experimental)/V.teóricoI.100.
ÍNDICE
1. Objetivo IV
2. Introdução Teórica IV
3. Resultados V
4. Discussão e Conclusão V
5. Parte Experimental VI
6. Materiais VI
7. Método. VI
8. Anexos ........................................................................................................VIII
9.Referências Bibliográficas XI
OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo observar o momento em que a partícula entra em equilíbrio, extrair e lidar com os resultados da medida de massas e comparar os valores da força peso com os da força de tração, exercidas no mesmo cabo.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Ao estudarmos a Primeira lei de Newton, também conhecida como a Lei da Inércia, vimos que se a resultante das forças que atuam em um ponto material (corpo cujas dimensões podem ser desprezadas) é nula, podemos dizer, portanto, que esse ponto material está em repouso ou está em movimento retilíneo e uniforme.
De uma forma mais resumida, podemos dizer que:
Se a força resultante for igual a zero, o ponto material analisado pode estar em equilíbrio estático (repouso) ou dinâmico (MRU): .
Os problemas físicos envolvendo conceitos de estática geralmente objetivam determinar as forças que atuam sobre um ponto material em equilíbrio.
A fim de resolvê-los de forma simples é necessário impor a condição de que a força resultante sobre ele seja nula. Dessa forma, podemos utilizar o método das projeções ortogonais dos vetores para resolver tais situações.
Método das projeções:
Imaginemos um ponto material sujeito à ação de um sistema de forças coplanares F1,F2, F3...Fn.
Seja Oxy um sistema cartesiano de referência, situado no mesmo plano das forças.
Se a resultante das forças for nula (FR = 0), decorre que suas projeções nos eixos Ox e Oy são nulas.
Componentes cartesianas
- F1x=F1.cosθ e F1y= F1.senθ
- F2x= F2.cosβ e F2y= F2.senβ
- F3x= F3.cosα e F3y= F3.senα
- F4x= F4.cosγ e F4y= F4.senγ
No equilíbrio, F1x + F3x = F2x + F4x e F1y + F2y = F3y + F4y.
Em geral, temos:
FR=0 ⇔ FRx= F1x+ F2x+⋯+Fnx=0
Ou
FR=0 ⇔ FRy= F1y+ F2y+⋯+Fny=0
Se um ponto material sujeito à ação de um sistema de forças coplanares estiver em equilíbrio, as somas algébricas das projeções dessas forças sobre dois eixos perpendiculares e pertencentes ao plano das forças serão nulas.
RESULTADOS
Com o experimento feito em laboratório foram
...