EQUIPAMENTOS DE ARMAZENAGEM
Exames: EQUIPAMENTOS DE ARMAZENAGEM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulloangels • 12/9/2014 • 525 Palavras (3 Páginas) • 303 Visualizações
Inicialmente, da analise detida sobre os estudos da armazenagem de produtos, colaciona-se o apontamento apresentado por BALLOU, no que tange ao tema alhures, senão vejamos:
Armazenagem e manuseio de mercadorias são componentes essenciais de conjuntos de atividades logísticas. Os seus custos podem absorver de 12 a40% das despesas logísticas da firma. Ao contrario do transporte,que ocorre entre locais e tempo diferentes, a armazenagem e o manuseio de materiais acontece, na grande maioria das vezes, em algumas localidades fixadas. Portanto, os custos destas atividades estão intimamente associadas à seleção desses locais.
Através da citação acima exposta, percebe-se a importância da armazenagem e o manuseio de mercadorias nas atividades logísticas, sendo assim, iniciaremos informando o equipamento utilizado no processo de armazenagem da Empresa Begônia, para que se otimize e dinamize os processos envolvidos.
O equipamento que será utilizado para o sistema será o transelevador, o qual é um sistema de armazenagem automático, que funciona por meio de softwares de controle, portanto sem a necessidade de operadores embarcados, sendo indicados para armazenagem de alto giro, em corredores estreitos e a grandes alturas, separando e armazenando a carga com segurança e sem erros.
Insta salientar ainda que o mesmo possui capacidade para até sete toneladas e comporta até dois paletes simultaneamente, o que se perfaz pela necessidade da Empresa Begônia ser grande no mercado e com grande fluxo de produtos/materiais.
Ainda, coaduna-se que a altura alcançada pelo equipamento é de até 40 metros, operando numa velocidade de cinco metros por segundo (translação) e um metro por segundo na elevação.
O equipamento trabalha numa velocidade média de aproximadamente um metro por segundo, tem autonomia para oito horas e capacidade para dois paletes PBR com 1000 kg cada, otimizando e dinamizando assim a armazenagem da empresa.
Por se tratar de um sistema automático de armazenagem possui uma série de vantagens, senão vejamos:
• Redução da mão de obra e do uso de empilhadeiras nas operações;
• Minimização do risco de acidentes e avarias na movimentação da carga;
• Operação continua do sistema durante 24 horas / dia.
Sendo assim, com o sistema de armazenamento por transelevadores, a armazenagem e a retirada da carga, são programadas, a fim de utilizar o tempo total de funcionamento das operações, já que as cargas são transportadas da área de recebimento, para o armazém automatizado, e do armazém automatizado para a expedição, através de esteiras transportadoras.
Apesar de demandar um valor alto de investimento, o sistema supracitado é plenamente compensatório devido à eficiência e eficácia do processo envolvido.
O arquétipo abaixo demonstra infra as razões para implantação de sistemas automáticos de movimentação de operações nos armazéns:
• Para atender novo Ambiente de negócios – clientes mais exigentes e competição acirrada.
• Clientes menos dispostos a carregar estoques – forçam estoque para trás na cadeia de suprimentos.
• Pedidos
...